Salvador e Nigéria buscam troca de experiências entre escolas

15 de abr de 2010 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura, Esporte e Lazer (Secult), através do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional das Mulheres Afrodescendentes (FIEMA) e da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP), recebeu no último sábado, dia 10 de abril, a visita do governador da cidade nigeriana de Osun State, Prince Olagunsoye Oyinlola, no Terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, onde funciona a Escola Municipal Eugênia Anna.

No encontro foram tratadas questões referentes à possibilidade da realização de intercâmbio entre as escolas (Salvador – Osun State – Philadelphia), bem como de acordo de cooperação bilateral entre as duas cidades. Além da comitiva do governador, participaram do evento a anfitriã e Sacerdotisa do Candomblé, Mãe Stela de Oxossi; a gestora do FIEMA e chefe de gabinete da Secult, Adriana Nascimento; o coordenador pedagógico da secretaria, Manoel Calazans, o secretário da Reparação, Ailton Ferreira; e autoridades nigerianas.

No dia 11, o secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Ribeiro Soares, e o governador Prince Olagunsoye Oyinlola assinaram o Memorando de Entendimento entre Salvador e Osun, no Hotel Othon Palace. O acordo de cooperação foi assinado pelo fato de que os dois estados possuem a mesma pretensão de expandir programas que promovam a compreensão mútua através da educação, intercâmbio cultural, científico e relações econômicas. A intenção é que os estados troquem informações para melhorar os laços culturais, bem como a indústria e economia em geral das respectivas economias.

“Estou muito feliz em saber que posso contar com uma equipe tão qualificada e que tem o objetivo de estreitar laços em prol da educação e valorização da cultura. Com certeza estamos em um caminho que trará para todos nós ótimos frutos”, destacou Soares.

O governador Oyinlola destacou que o Memorando só poderia ser assinado em parceria com a capital baiana, já que a cidade possui grande identificação com o estado de Osun. Para ele, os trabalhos terão êxito e vão promover grande crescimento para as cidades.

“Isso é só o começo. Vamos realizar um belíssimo trabalho estabelecendo e fortalecendo as relações comerciais através da organização de eventos como conferências, seminários, intercâmbio de grupos de comércio e participação em feiras. Acredito que dessa forma vamos contribuir para o crescimento dos nossos estados”, finalizou o governador.