Salvador é pioneira em avaliação do Cidade Educadora

13 de jul de 2009 - dev

Para avaliar o desempenho dos alunos e identificar as competências e habilidades desenvolvidas pelas crianças, será aplicada pela primeira vez no Brasil a prova do Programa Cidade Educadora. A avaliação será feita na próxima quarta-feira (15 de julho) e serão avaliadas todas as crianças do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino.

Cada prova é composta por quatro questões objetivas e duas abertas. Através destas, os coordenadores do programa pretendem avaliar a compreensão e produção autônoma de texto dos alunos. “O objetivo final da prova é ver o nível de escrita dos alunos”, informa a consultora Elza Pacheco. Os resultados vão permitir também auxiliar nas estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de atividades.

As avaliações foram elaboradas de modo que contempla as temáticas trabalhadas em sala de aula. “A prova vai avaliar o nível de leitura e escrita dos alunos e não é pautada na avaliação das histórias do material”, afirma uma das elaboradoras da avaliação, Ângela Maria do Santos.