Salvador em busca do título de Cidade Educadora

21 de out de 2008 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) apresentou a I Mostra do Programa Cidade Educadora. As escolas que fazem parte do projeto mostraram suas experiências na segunda-feira, (dia 20) e já fazem uma avaliação positiva das ações desenvolvidas.

Composto por uma coleção de livros transdidáticos, desenvolvidos dentro de uma proposta inovadora, o “Cidade Educadora” foi criado com o objetivo de despertar nas pessoas a consciência de uma cidadania ativa. A SMEC aderiu ao programa da Editora Aymará em agosto deste ano.

O método foi implantado para atender alunos do 1º ao 3º ano de escolarização. Até agora, foram distribuídos mais de 60 mil kits da coleção para os alunos. O material é composto por livros de história e diários de bordo que estão fundamentados à construção permanente da cidadania. Os livros propõem desafios, projetos e atividades motivadoras, numa abordagem moderna.

O Cidade Educadora é mais um instrumento que busca valorizar e intensificar a cultura da leitura na rede municipal. De acordo com a Editora Aymará, a coleção nasceu de um sonho de fazer um material diferente dos que vêm sendo feitos. Este material permite que educadores e familiares participem juntos do crescimento e do desenvolvimento pessoal, emocional, afetivo e escolar das crianças.

De acordo com a SMEC, a idéia de implantar o programa na cidade surgiu com o compromisso de transformar Salvador numa Cidade Educadora. Para o órgão, obter esse título, é necessário muitas conquistas. Uma Cidade Educadora é um lugar onde todas as ações públicas orientam as pessoas a aprender e onde a escola assume o seu papel de agente transformador na sociedade. Para atingir os resultados desejados de maneira eficaz, o programa está estruturado em etapas que envolvem ações de responsabilidade social, formação de professores, acompanhamento, seminários e avaliações.