Salvador ganha prêmio de inovação em gestão educacional

10 de jul de 2012 - dev

Entre 339 projetos inscritos, Salvador ficou entre as 10 cidades vencedoras da terceira edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011. A experiência selecionada foi o Mapa Digital da Educação, da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), uma ferramenta de gestão pioneira no país, com informações detalhadas de todas as unidades da rede municipal de ensino.

Os projetos ganhadores mostraram o esforço dos educadores de todo o país em aprimorar os processos de gestão. O secretario João Carlos Bacelar comemorou o resultado. “O Mapa Digital é uma ação inovadora, implantada com sucesso, que além de reforçar a prática pedagógica, tem servido também como modelo para outras cidades e países”, disse, reforçando a importância do projeto.

Os dirigentes municipais de educação e os coordenadores dos projetos vencedores vão participar de cerimônia em Brasília, em data ainda a ser definida, além de ganharem uma formação na área educacional.

O prêmio, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem como objetivo divulgar as experiências que ajudam a atingir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Compromisso Todos pela Educação. Os trabalhos premiados passarão a integrar o Banco de Experiências do Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional do Inep.

MAPA DIGITAL – A ferramenta permite que o órgão trabalhe com maior visibilidade, a partir de uma gestão transparente e compartilhada, valorizando a informação e assegurando um relacionamento cada vez mais estreito com todas as unidades da rede.

Além do acompanhamento sobre os itens que compõem o cotidiano da gestão da Secult, como desempenho pedagógico, estrutura física, alimentação escolar e quadro docente e funcional, o Mapa também tem sido um grande aliado na Matrícula Informatizada, nas Eleições Diretas para Gestores e na reposição de aulas das unidades escolares, permitindo o acompanhamento real destes processos.

O projeto já foi apresentado em eventos voltados para a educação pelo Brasil e também em Xangai, na China; Lisboa, em Portugal e em Réggio Emília, na Itália.