Salvador Grafita celebra cinco anos de conquistas

20 de abr de 2010 - dev

Em comemoração aos cinco anos do Programa Salvador Grafita, a coordenação do programa vai realizar, na próxima sexta-feira, dia 23, um café da manhã para os grafiteiros. A confraternização será às 8 horas, na sede do Instituto Cultural Brasil-Itália-Europa (ICBIE), na Ribeira, e terá a presença do presidente do órgão, Pietro Gallina, além do secretário da Educação, Carlos Soares, e do prefeito João Henrique Barradas.

“Vamos nos reunir para nos confraternizar e agradecer a Secult por ter nos abrigado, pois já rodamos diversos órgãos e aqui fomos bem recebidos”, afirma a assessora técnica do Salvador Grafita, Amine Reis. Ainda de acordo com ela, membros da família dos integrantes do programa também foram convidados, já que a intenção é também aproximá-los da ação desenvolvida pelos grafiteiros.

Programa – O Salvador Grafita foi iniciado no ano de 2005, quando o prefeito João Henrique decidiu transformar a pichação desordenada e ilegal em arte, emprego e inclusão social. O Salvador Grafita tem como objetivo também inserir os grafiteiros na limpeza e melhoria estética da cidade.

Desde 2008 sob o comando da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), os grafiteiros colorem as fachadas das escolas da rede municipal e estimulam novos conhecimentos aos estudantes, com temas que elevam a cultura da paz e fomentam a preservação do patrimônio público.

Já são mais de 60 escolas e creches da Rede Municipal de Ensino contempladas pelo programa, além de diversas localidades da cidade, como Ribeira, Vasco da Gama, Hospital Couto Maia, Irmã Dulce, escolas estaduais e particulares, entres outros.

Durante estes anos já foram promovidos vários encontros, como a realização de pinturas temáticas na Copa de 2006 e no STOCK CAR, em agosto de 2009. Além disso, são realizadas semanalmente oficinas de grafite nos bairros de Massaranduba, Uruguai, Ribeira, Saramandaia, levando às crianças desses bairros o conhecimento sobre a arte de rua.