Salvador marca presença em encontro de câmara temática da Copa

14 de jul de 2011 - dev

A Prefeitura Municipal de Salvador, por meio do Escritório Municipal da Copa (ECOPA) e da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), participou nesta quarta-feira (13) do encontro da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social, em Brasília. Foram discutidos os planos de promoção do Brasil e das cidades-sedes até o Mundial, bem como os eixos de atuação nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Trabalho, com foco na qualificação.

Representantes do Ministério da Cultura apresentaram um calendário preliminar das estratégias que serão desenvolvidas até 2014 e no período pós-copa, entre elas a divulgação de um plano de promoção nacional e internacional do país, valorizando as especificidades locais de cada sede e os atributos da nação que combina grande diversidade étnica e cultural com tolerância e paz.

Já a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República falou sobre a atuação no âmbito social, enfatizando o trabalho que será realizado nas áreas de Acessibilidade, População de rua, Combate ao turismo sexual, Criança e adolescente, Trabalho escravo e infantil, Idosos e LGBTTT.

Também presente na reunião, o Ministério do Trabalho apresentou suas metas até a Copa. A mais importante delas é a qualificação de 25.200 trabalhadores (2100 por cidade-sede), com Formação inicial, para garçons, mensageiros e telefonistas, Formação complementar, para taxistas e guias de turismo e Formação transaversal, voltado para empreendedores individuais.

Representando Salvador durante o encontro, o Coordenador de Relações Institucionais do ECOPA, Pablo Souza, e o Coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secretaria Estadual da Copa (SECOPA), Marco Costa, defenderam a realização do próximo encontro da Câmara na capital baiana e a sugestão foi aceita com unanimidade. “Essas reuniões são extremamente importantes para traçarmos estratégias pontuais e transversais, envolvendo a nossa cidade e o resto do país. Em Salvador, provavelmente nos dias 15 ou 16 de setembro, vamos avançar nos debates e mostrar resultados de algumas ações”, afirmou Souza.