Salvador participa da edição do World Cleanup Day neste sábado (15). Escolas municipais realizam atividades voltadas à temática

14 de set de 2018 - Jornalismo

Salvador vai participar da campanha internacional do Dia Mundial da Limpeza, conhecida como World Cleanup Day, que ocorre neste sábado (15). O movimento, realizado anualmente, une voluntários e parceiros de 150 países para limpar lixos e resíduos sólidos de áreas como praias, rios, florestas, parques e ruas em um grande ato colaborativo. A maratona de limpeza ocorre simultaneamente nas nações participantes durante 24 horas.

Nesta sexta-feira (14), véspera da campanha, estão previstas ações em todas as escolas municipais da cidade. A organização das atividades nas unidades de ensino foi coordenada pelo Parque Social, através do programa Agente da Educação e com apoio da Secretaria de Educação (Smed). Cada escola terá uma ação diferente programada em consonância com os estudantes e a faixa etária dos alunos.

Na Escola Municipal Professor Ítalo Gaudenzi, localizada em Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário, às 10h, a turma do 2º ano efetuou a limpeza nos corredores, pátio e quadra da escola. Todos os alunos estavam com luva e com o saco para depositar o lixo recolhido. Durante a ação, os Agente da Educação informaram e mostraram aos alunos a importância de preservar o ambiente onde vivemos, com objetivo de conscientizar sobre o descarte correto de resíduos.

Já na Escola Municipal Ilha de Maré, às 9h, os alunos do Projeto Acelera foram até o manguezal localizado em Praia Grande, onde muitas famílias utilizam o espaço para retirada de alimentos que serão comercializados para manutenção da economia familiar. No manguezal, os estudantes fizeram a retirada de todo o lixo. Os resíduos impedem a reprodução dos peixes e mariscos afetando drasticamente o sustento das famílias.

No Bairro da Federação, os alunos da Escola Municipal Professor Carlos Onofre se reuniram às 9h para confeccionar caixas coletoras de coleta seletiva. Após esta etapa, teve o início de uma coleta de resíduos na própria escola, onde os alunos tiveram que descartar o lixo nas caixas coletoras correspondentes ao material coletado. Os alunos da Escola Municipal Professor Ricardo Pereira realizaram a atividade Limpa Cajazeiras, na Praça Mangabeiras. As ações envolveram também os alunos da Escola Municipal de Itacaranha Manoel Faustino, que fizeram a limpeza da praia.

Conscientização – A Escola Municipal Ana Nery, situada no Alto da Sereia em Ondina, que já desenvolve projetos voltados para a sustentabilidade, recebeu nesta sexta-feira (14) a visita da turma da Limpurb, que levou bonecos de fantoches para ensinar as crianças como preservar a natureza e os animais.

Marcos Alberto, de 10 anos, aluno da 4º ano aprendeu direitinho com os bonecos como cuidar do meio ambiente. “Eu aprendi que jogar lixo nas ruas não está certo. As pessoas não têm consciência, elas jogam o lixo no chão parecendo que não dão importância para os peixes e para os animais. Quando eu crescer vou ser engenheiro e protetor ambiental”, enfatizou.

Já a aluna Júlia de Oliveira Nunes, de 6 anos, deixou um recado: “Se você vir um lixo na areia, pega e coloca no saquinho de lixo que sua mãe levar, ou então, coloca na lixeira para que o peixinho não coma esse lixo pensando que é uma alga e acabe morrendo.”

A vice-diretora do matutino, Carla de Barros Galvão, ficou feliz com a presença dos técnicos da Limpurb e pela atenção que as crianças deram ao que estava sendo ensinado. “Eles são fantásticos. São o nosso futuro. Ensinar isso para eles é gratificante, pois o que aprendem aqui eles levam para casa, para vizinhança e multiplicam essas boas práticas de cuidar do meio ambiente. Eles têm bastante consciência e é essa nova geração que vai trazer essa consciência para os pais”, disse.

Carla ainda salientou que a maioria dos alunos de lá são filhos de pescadores. “Somos uma comunidade de pescadores e que vivem do trabalho da pesca. Eles sabem dessas dificuldades que foram relatadas pela Limpurb e também o quanto é importante o cuidar do mar e do meio ambiente, pois é de lá que tiram o próprio sustento, também dos filhos e da família.”

Limpeza nas praias – Já no sábado (15), em diversos locais e cartões postais da cidade como Farol da Barra, Itapuã e Ribeira, haverá ações de coleta de resíduos sólidos despejados ilegalmente nas ruas. Na Barra, a mobilização começa às 7h na Barra e segue até 13h30; Ribeira e em Itapuã, começa às 8h e termina às 13h. Esta atividade conta com o total apoio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). A programação completa pode ser consultada através do site do Limpa Brasil.

No Brasil, a instituição responsável por organizar e coordenar as ações em todo o território nacional é a Limpa Brasil. O evento tem parceria da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) já participa da ação desde 2014. Além da coleta de lixo, os voluntários irão abordar com o público presente a importância do descarte correto de resíduos sólidos urbanos. Salvador é uma das 300 cidades brasileiras que participará desta edição do evento em 2018.

O movimento World Cleanup Day existe há uma década e teve origem na Estônia, quando 4% da população foram às ruas para limpar o país de resíduos despejados irregularmente. Esta ação influenciou pessoas de todo o mundo que se uniram para promover a ação anualmente. Desde o início do projeto, mais de 20 milhões de voluntários participaram da ação de limpeza coletiva pelo mundo.