Salvador recebe Caravanas do Esporte e das Artes

25 de out de 2016 - Jornalismo

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed), recebe esta semana as ações do projeto Caravana do Esporte e das Artes, que engloba uma série de atividades esportivas e artísticas, que envolvem dança, música, teatro, cinema, vôlei, basquete, lutas, entre outras atividades lúdicas durante quatro dias em Salvador. Ao todo, mais de 3 mil crianças e 300 professores da rede municipal de ensino vão participar do projeto, iniciado na segunda-feira (24) e que acontece até a quinta-feira (27), em uma arena montada no Campo da Feirinha, na Boca do Rio, ao lado do Instituto Municipal de Educação José Arapiraca (Imeja).

Na Boca do Rio, as atividades tiveram início às 8h desta terça-feira (25) e englobam desde shows com Mariene de Castro, Clécia Queiroz e Luciana Oliveira, a presença de atores do Disney Channel e de ídolos do esporte a exemplo do presidente do Clube Ypiranga e ex-goleiro Emerson Ferretti, além da dupla de boxeadores baianos Robson Conceição e Robenilson de Jesus. Além de brincar com as crianças durante o dia, os convidados participarão do sarau acústico, gratuito e aberto à comunidade, marcado para às 18h na tenda dos projetos.

Na quarta-feira (26), a partir das 14h, representantes do Instituto Mpumalanga, que coordena a Caravana das Artes, gestores públicos, artistas e especialistas em arte e educação estarão na roda de debates Arte na Escola, sobre o papel das linguagens artísticas no processo ensino-aprendizagem. A professora Beth Rangel, da Universidade Federal da Bahia, apresentará as ações do projeto Arte no Currículo, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação de Salvador (Smed) em parceria com a Escola de Dança da Ufba.

Alunos trazidos pelas escolas municipais da região e crianças da comunidade vão participar das atividades oferecidas em cada estação, ministradas por professores dos institutos Esporte & Educação e Mpumalanga. O evento contará também com o Cinema Disney Caravana, com a presença de Mickey e Pateta, com duas sessões de cinema gratuitas a partir das 19h30 na quarta-feira (26) e quinta-feira (27), com 200 lugares disponíveis por ordem de chegada.

O encerramento, com diplomação de professores e jovens, será na quinta-feira (27), às 17h30, na Tenda Show da Caravana, na Boca do Rio. O projeto também ofertará atendimento em saúde preventiva para a comunidade da Boca do Rio, com tendas para medição de indicadores de peso e IMC e dicas de nutrição. Em 11 anos, as Caravanas atenderam direta e indiretamente 2, 8 milhões de crianças e adolescentes em 120 municípios de 22 estados brasileiros, e capacitaram cerca de 50 mil professores.

24_10_2016_caravana-do-esporte_arte_smed_foto_jefferson-peixoto_agecom-111

Abertura – A abertura oficial foi realizada no espaço do Teatro Experimental da Escola de Dança da Ufba, em Ondina. A secretária da Smed, Joelice Braga, afirmou que a chegada da caravana para a rede municipal contribui para incentivar o esporte e trabalho com as artes nas escolas. “Temos várias ações e a caravana reforça a importância de, junto à comunidade, professores, alunos e pais de alunos, mostrar para os parceiros que atuam em todo o Brasil que temos a perspectiva de, ao final, trabalhar com os fundamentos da caravana”.

A diretora geral do projeto, Adriana Saldanha, afirmou que o estado da Bahia é um dos locais mais contemplados pelo projeto desde 2005, com 20 municípios atendidos. A capital baiana recebe a iniciativa pela segunda vez, sendo que em 2008 foi realizada uma primeira edição no Subúrbio Ferroviário. “A gente convida Salvador e professores a seguir conosco no movimento, por uma escola melhor com esporte e arte como caminhos para isso”, diz Adriana.

_mg_3845celiasantos