Salvador recebe grafiteiras de todo o Brasil

30 de jun de 2009 - dev

Entres os dias 2 e 5 de julho, Salvador será a capital nacional do grafite feminino. Grafiteiras profissionais de todo Brasil estarão reunidas num encontro que vai valorizar e fortalecer o desenvolvimento da participação da mulher em torno da manifestação artística de rua. A abertura do encontro promete uma grande mobilização das artistas e vai acontecer no Espaço Zauber, na Ladeira da Misericórdia, à partir das 19h.

A programação segue com a realização de oficinas temáticas, debates e discussões sobre a arte do grafite, nos dias 3 e 4, na Loja Maçônica Cavaleiros da Fraternidade – Pelourinho. Já o dia 5, data mais esperada pelos artistas, todas as grafiteiras farão um mutirão de pintura no viaduto do Politeama. Elas vão transmitir através do spray mensagens de paz, solidariedade, fé e principalmente, a conscientização da importância feminina nas organizações.

Na capital baiana, o grafite conquistou a confiança e simpatia da sociedade através do Programa Salvador Grafita, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, que transformou a pichação em arte nos muros e inseriu esses pichadores na limpeza da cidade. Três grafiteiras da prefeitura participarão desse intercâmbio solidário para socializar com o resto do país o sucesso deste trabalho.

Até hoje, todos os encontros realizados repercutiram nacional e internacionalmente, como em Porto Alegre, Santo André e Rio de Janeiro que, além da pintura em muros, foram realizadas capacitações sobre a violência contra a mulher, com base na Lei Maria da Penha. O Encontro conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SECULT, através do Programa Salvador Grafita.