Salvador recebe mais de 40 mil livros didáticos

24 de set de 2008 - dev

Este ano, a rede municipal de ensino vai receber mais de 40 mil livros didáticos que serão utilizados pelos alunos do Ensino Fundamental a partir de 2009. Nessa remessa, os alunos beneficiados são do 1º ano de escolarização, além do envio de complementação para outras séries. O responsável pelo envio é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que trabalha em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) para que todos os exemplares estejam nas escolas até o início de fevereiro, quando começa o ano letivo.

Cada aluno tem direito a um exemplar das disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, além de cartilhas de alfabetização para a série inicial. Os livros têm durabilidade prevista de três anos, com exceção do material para o 1º ano do ensino fundamental, que é utilizado apenas por um estudante.

Fica a critério de cada unidade escolar fazer a escolha das coleções. De acordo com a coordenadora do programa de livro didático em Salvador, Consuelo Almeida, a coordenadoria pedagógica da SMEC desenvolve encontros com os educadores para orientá-los na escolha do material. Para ela, é muito importante que os professores tenham uma efetiva participação no processo de escolha dos livros.

Ainda de acordo com Almeida, os docentes devem ficar atentos aos apelos mercadológicos feitos pelas editoras de diferentes formas, entre elas propagandas e campanhas de televisão. Ela afirma que existe um código de conduta do MEC que proíbe as editoras de enviarem seus representantes às escolas para divulgar seus livros. “A escolha deve ser feita a partir da experiência dos professores e da leitura do guia”, comenta. Ela acrescenta que as escolas têm o direito de escolher os livros, sem interferências.