Salvador recebe Prêmio Inovação em Gestão Educacional do MEC

19 de nov de 2012 - dev

A cerimônia que destacou a capital baiana como vencedora do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011, dentre 389 experiências inscritas, foi realizada nesta segunda-feira (19), em Brasília. A experiência selecionada foi o Mapa Digital da Educação, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) – ferramenta de gestão pioneira no país, com informações detalhadas de todas as unidades da rede municipal de ensino.

O Ministério da Educação entregou o prêmio à assessora chefe da Secult, Ilnara Menezes; ao gestor de Tecnologia e Informação da Secult, Antônio Borges; e ao idealizador do Mapa Digital, Eliezer Cruz. Os dez projetos premiados serão apresentados no Laboratório de Experiências Inovadoras de Gestão Educacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep).

Mapa Digital

A ferramenta permite o compartilhamento de informações e decisões junto ao grupo estratégico da Secult, facilitando o planejamento da gestão escolar e fortalecendo a transparência na gestão pública. Além do acompanhamento sobre os itens que compõem o cotidiano da gestão da Secult – como desempenho pedagógico, estrutura física, alimentação escolar e quadro docente e funcional –, o Mapa também tem sido um grande aliado na Matrícula Informatizada, nas Eleições Diretas para Gestores e na reposição de aulas das unidades escolares, permitindo o acompanhamento real destes processos e aproximando gestores, professores, pais e a comunidade da realidade vivenciada nas escolas.