Salvador sedia Encontro Nacional do Censo Escolar

10 de dez de 2013 - dev

Até a próxima quinta-feira (12), técnicos de todo o país se reúnem no Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica 2013. A abertura do evento aconteceu na manhã desta terça-feira (10), no Hotel Othon Palace, em Ondina e contou com as participações do secretário municipal da Educação, Jorge Khoury, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Claudio Costa e do secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto.

O evento tem por objetivo avaliar o processo censitário do ano de 2013 e levantar propostas para o processo censitário de 2014. Técnicos responsáveis pela execução do Censo Escolar em todas as Unidades Federadas e os municípios capitais, além de técnicos das regionais de ensino e representantes de escolas, que representam todos os Estados Brasileiros e o Distrito Federal participam do evento.

Durante a tarde desta terça-feira, o público participou da programação que envolveu várias palestras. Na ocasião, foi passado um vídeo sobre a Escola Municipal Professor São Cristóvão, em São Cristóvão, falando sobre o excelente trabalho pedagógico que a unidade de ensino desenvolve com os alunos e a comunidade local. A escola atende cerca de 550 alunos do grupo 5 ao 5º ano e do Educação e Jovens e Adultos (EJA).

“Esse encontro é bem proveitoso, pois quem trabalha com educação precisa ter conhecimento sobre os dados do censo e a partir deles, observamos no que estamos errando para poder melhorar”, afirmou a professora Sandra Ismênia, da Diretoria Regional de Educação de Alagoinhas.

A programação contou com as palestras sobre o Acesso e permanência hoje e perspectivas para o futuro, ministrada pelo diretor de Estatísticas Educacionais (DEED/Inep), Carlos Eduardo Sampaio; O papel da Educação no Sistema Socioeducativa, ministrada por Fábio Meirelles, coordenador geral de Direitos Humanos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI); Inspeção in loco – 2013: Mapa de risco, Instrumentos e Resultado, ministrada pelo pesquisador e coordenador geral do Censo Escolar (CGCEB/DEED/Inep), Elysio Soares Santos Junior.

O dia foi encerrado com a palestra Procedimentos de Identificação e Tratamento de Cadastros Duplicados 2013, ministrada pelo pesquisador e coordenador geral de Controle de Qualidade e Tratamento da Informação (CGCQTI/DEED/Inep), Fábio Pereira Bravin.