Salvador será a referência nacional da Caravana do Esporte

14 de dez de 2007 - dev

Salvador será a referência nacional da Caravana do Esporte. O projeto já atingiu 40.000 alunos no país e trata-se de uma caravana do Instituto Esporte Educação, ESPN Brasil e UNICEF, onde profissionais de Educação Física percorrem o país desenvolvendo oficinas esportivas e realizando doações de material esportivo. A decisão de Salvador tornar-se a estação-base para a Caravana do Esporte ocorreu, de acordo com a ex-jogadora da Seleção de Vôlei do Brasil e presidente do Instituto Esporte Educação, Ana Moser, devido à grande receptividade do projeto na capital baiana. Em nível nacional, a Caravana, que existe há três anos, já percorreu 30 municípios brasileiros. Hoje (14), Ana Moser e o representante do UNICEF na Bahia e Sergipe, Ruy Pavan, tiveram uma reunião no gabinete da SMEC com o secretário municipal de Educação e Cultura em exercício, Cláudio Silva. Também participou do encontro o coordenador de Esportes do governo do estado da Bahia, Weslen Moreira.

Em fevereiro de 2008, ocorrerá um seminário em Salvador para implantação efetiva e sistemática da Caravana do Esporte na rede municipal de ensino. Segundo Adriana Saldanha, coordenadora da Caravana e representante da ESPN Brasil, “realizaremos também em Salvador, nos meses de maio e outubro, duas conferências nacionais com representações de diversas cidades do país. Salvador será a referência nacional da Caravana do Esporte”, informou.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva, “a rede precisa também expandir o número de quadras poliesportivas. Atualmente, temos somente 33, em uma rede composta por 368 escolas. Entretanto, através de um convênio com a Caixa Ecônomica Federal, construiremos mais 24 quadras nas escolas”.

Em 2007, os ex-jogadores Sócrates, Vladimir e os oficineiros da Caravana realizaram ações em duas escolas da rede municipal de ensino de Salvador. As últimas oficinas aconteceram no Instituto Municipal de Educação José Arapiraca – IMEJA, na Boca do Rio, envolvendo 400 alunos e 150 professores das CREs Orla e Itapuã.

O projeto lançado em março pelo Canal de TV a cabo ESPN Brasil, com apoio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, Fundação Cidade Mãe e UNICEF, acabou se transformando num marco histórico para o incremento do esporte na rede municipal de ensino.

Em nível nacional, a Caravana, que existe há três anos, já percorreu 30 municípios brasileiros.

De acordo com a coordenadora de Educação Esportiva da SMEC, Ivone Portela, em 2007 a caravana beneficiou em Salvador mais de três mil crianças e 620 professores. “Estamos levando o esporte para várias comunidades da periferia de Salvador, semeando inclusão social através da prática desportiva”.

Já Weslen Moreira, coordenador de Esportes do estado da Bahia, pondera a existência de cidades do interior baiano que atuam com o programa a partir da política nacional de esporte. “Para fevereiro de 2008, será necessário formatar uma idéia única, trabalhar as experiências exitosas que vem sendo desenvolvidas e pensar num modelo com a cara da Bahia”, acrescenta.