Salvador tem “Mais Educação”

22 de out de 2008 - dev

A rede municipal de ensino de Salvador passará a contar com educação integral ainda este ano, através do Programa Mais Educação. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) e o Governo Federal já se articularam e os recursos para o ressarcimento de monitores, contratação de serviços e aquisição de materiais de consumo já estão garantidos. A verba é transferida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

O Mais Educação tem como objetivo contribuir para a formação integral de crianças e jovens. As ações deste programa devem estar articuladas com o projeto pedagógico da escola, oportunizando a ampliação de tempos, espaços e novas oportunidades educativas. Já nos próximos dias, 18 escolas da rede municipal permitirão que seus alunos permaneçam na unidade, no mínimo, 7h por dia.

Além de receberem três refeições diárias, os estudantes participarão de até seis atividades extracurriculares no turno oposto às aulas, conhecidas como macrocampos. Fica a critério de cada escola, escolher as atividades, que pode ser acompanhamento pedagógico, capoeira, aulas de teatro, dança, leitura, pintura, informática, educação ambiental, construção de hortas comunitárias, diversas modalidades esportivas, entre outras.

A coordenadora do programa em Salvador, Maria de Lourdes Barboza, explicou que cada escola deverá escolher pelo menos três macrocampos. Ela sinalizou que as atividades de acompanhamento pedagógico (letramento, matemática, ciências, historia e geografia) são obrigatórias, com o motivo de fazer atendimento especial aos alunos em defasagem de idade-série.

Para a SMEC, essa é uma importante conquista para o município. Para Maria de Lourdes, oferecer educação em tempo integral significa oferecer desenvolvimento integral ás crianças. De acordo com o órgão, a perspectiva vai além das reorientações pedagógicas e maior permanência dos alunos em sala de aula. O Mais Educação é exemplo de inclusão social.