SAMU intensifica projeto nas escolas no mês de novembro

14 de nov de 2012 - dev

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) promove, nesta quarta-feira (14), palestras para alunos da Escolas Municipal Maria Dolores, localizado no bairro de Tancredo Neves, sobre o trabalho desenvolvido pelo órgão.

Durante toda a manhã, as crianças serão orientadas sobre suporte básico de vida, noções de primeiros socorros em casos de queimaduras, choque elétrico, desmaios, entre outros. Na ocasião, os estudantes serão alertados ainda sobre os perigos de fazer ligações indevidas para o SAMU, os conhecidos trotes.

A iniciativa faz parte do Projeto “SAMU nas Escolas” que tem o objetivo de conscientizar e orientar alunos, pais, professores e colaboradores, através de palestras educativas, sobre a importância do uso adequado dos serviços da Central 192. A interação do SAMU com as escolas é de suma importância, pois aborda diretamente a vivência dos alunos, que muitas vezes, não entendem como o órgão funciona e não sabem o que fazer em casos de urgência e emergência.

No dia 22 de novembro, será a vez dos alunos da Escola BAHAI, em Itapuã, receberem o projeto.

Projeto – O SAMU nas Escolas se baseia nas orientações do Ministério da Saúde e visa desenvolver um processo educativo com a população, considerando a escola como um local privilegiado de formação e informação. A ação objetiva também minimizar os prejuízos decorrentes das chamadas desnecessárias e indevidas, como também os trotes que atingem cerca de 70% das chamadas recebidas pelo SAMU.