Santa Cruz ganha uma escola-modelo

24 de out de 2007 - dev

Cerca de 500 pessoas de Santa Cruz compareceram a reinauguração da Escola Municipal Teodoro Sampaio. Trata-se de uma das maiores instituições de ensino da rede municipal. O colégio, totalmente reformado, possui 22 salas de aula; biblioteca; cantina; refeitório; área de lazer coberta e descoberta; auditório; laboratórios de informática; sala de Arte e duas quadras poliesportivas. O prefeito João Henrique, o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, e diversas autoridades e líderes comunitários inauguraram hoje (23), às 17h00, a Escola Municipal Teodoro Sampaio, que funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno e atende 2.200 alunos do Ensino Fundamental, do CEB à 8ª série, além de estudantes do Telecurso.

De acordo com o prefeito João Henrique, “não estamos somente inaugurando uma instalação física, paredes, porta, cadeiras, etc. Este é um trabalho de investimento para maiores oportunidades aos alunos da rede municipal de ensino, que precisam no futuro ter condições de competitividade no mercado de trabalho”.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, informa que desde o início de 2005, 41 escolas foram inauguradas, reconstruídas, totalmente reformadas ou ampliadas. “Até o final de 2007 chegaremos a 45 equipamentos escolares inaugurados”, ressaltou o secretário. “Agora é necessário que a comunidade de Santa Cruz preserve este espaço dotado de uma infra-estrutura ideal para o exercício do ensino e do aprendizado”.

Um dos pronunciamentos foi realizado pela professora Danielle Silva. “É necessário que esta escola seja utilizada pela comunidade e se transforme num pólo irradiador de cultura. A comunidade de Santa Cruz tem que tratar esta escola como se fosse a casa da gente. Precisamos cuidar deste patrimônio”, afirmou.

Na programação da reinauguração da escola, ocorreu apresentação do Projeto Tim Música nas Escolas. Este projeto consiste numa banda de sopro, cordas e percussão que se apresenta em diversos bairros de Salvador. Dos 30 integrantes da banda do Projeto Tim Música nas Escolas, 20 instrumentistas são alunos de sete colégios da rede municipal de ensino.

Também ocorreu uma apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais, que executou o Hino nacional e o Hino da Marinha, além de apresentação de capoeira.

Dentre as autoridades, marcaram presença o secretário municipal de Serviços Públicos, Fábio Motta, o subsecretário municipal de Educação e Cultura, Cláudio Silva, e os vereadores Palhinha, Olívia Santana, Aladilce Souza e Ariane Carla.

Teodoro Sampaio, engenheiro, geógrafo e historiador brasileiro, nasceu no Engenho Canabrava – Santo Amaro, hoje pertencente ao município baiano de Teodoro Sampaio, em 7 de janeiro de 1855. Era filho da escrava Domingas da Paixão do Carmo e do padre Manuel Fernandes Sampaio.

Formou-se em 1877e voltou a Santo Amaro, na Bahia, onde nasceu. Ali, revê a mãe e os irmãos, e compra, no ano seguinte, a carta de alforria de seu irmão Martinho, gesto que repete com os irmãos Ezequiel (1882) e Matias (em 1884). Por ser filho de branco, Teodoro Sampaio nunca foi escravo. Foi um dos maiores pensadores brasileiros de seu tempo. Suas principais obras são O Rio São Francisco e a Chapada Diamantina; O tupi na geografia nacional e Atlas dos Estados Unidos do Brasil e Dicionário histórico, geográfico e etnográfico do Brasil.