Sarau em escola do Bom Juá tem participação de 200 estudantes

04 de set de 2011 - dev

Experiências literárias, musicais e teatrais alegraram 200 estudantes da Escola Municipal Comunitária do Bom Juá, na manhã da última sexta-feira (31). A ação faz parte do projeto “A Comunicação Como Suporte Para a Transversalidade”, iniciado em 2011 e que teve continuidade neste ano, sendo finalizado após o segundo bimestre.

“No bairro não tem teatro, não tem museu, não tem cinema, não tem nada”, declara a gestora da unidade, Ana Tereza Pinto, que não recuou diante das dificuldades e junto com a coordenação pedagógica teve a ideia de iniciar o movimento dos sem-palco, com estudantes representando as obras dos poetas, escritores, músicos, cantores, atores, atrizes e pintores. “Tiramos a literatura dos livros e trouxemos para o pátio da escola, porque o conhecimento tem que ser de acesso a todos”, completa.

O sarau surgiu a partir da vontade dos professores de compartilhar com seus estudantes as atividades com poesia, música, performance e pintura. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e busca a inclusão dos estudantes no universo da literatura e arte.

Os professores trabalharam com diversas oficinas entre elas a “Cantarolendo”, sobre a obra de Heitor dos Prazeres; “O Jornal e o Poeta”, do compositor Vinicius de Morais; “Histórias Contadas”, do escritor Monteiro Lobato; “Contos e Recontos”, com a produção textual da História dos Irmãos Grimm; “A Fotografia é Vida”, que embasou os trabalhos literários dos alunos inspirados na escritora Cecília Meireles; entre outras.