Saúde e Educação andam lado a lado na rede municipal

15 de jul de 2009 - dev

Cerca de 200 diretores e professores participaram do lançamento do Projeto de Educação para Saúde Infantil (PESI), da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). O objetivo do programa, apresentado no dia 14, é promover atividades para o desenvolvimento de hábitos saudáveis ainda nos primeiros anos de vida dos estudantes.

O trabalho, que está em fase inicial, atende alunos de 10 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que já tiveram seus quadros de saúde avaliados por nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas e assistentes sociais. Esses profissionais, que foram disponibilizados por universidades parceiras da secretaria, irão acompanhar a rotina das crianças para oferecê-las condições adequadas para um bom aprendizado.

A proposta da Secult é aumentar o atendimento e cobrir todos os 47 CMEIs da rede, ainda este ano. No total, serão mais de 5 mil estudantes beneficiados. A coordenadora de Ações Socioeducativas do município, Tatiana Chaves, explica que a Secretaria de Educação está à procura de outros centros universitários para que disponibilizem mais profissionais de saúde.

O diferencial desta iniciativa, com relação aos outros trabalhos que envolvem saúde e educação, é que cada unidade terá profissionais com dedicação exclusiva. A nutricionista Ana Lúcia Barreto destaca que esse acompanhamento é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças. “Meninos e meninas de 0 a 7 anos estão em fase de formação e necessitam de um atendimento especial. O hábito alimentar deles nesta idade é o que irão ter para o resto de suas vidas”, afirma.

Escolas são homenageadas

Durante o evento, os CMEIs Cid Passos e Vovô Zezinho receberam homenagem pela conquista do Prêmio Nutrir Nordeste 2008, da Fundação Nestlé, por desenvolverem atividades de reeducação alimentar. Nessas unidades, os professores provam que a paixão pela profissão é o grande segredo para o sucesso. Na Vovô Zezinho, eles destacam a contribuição africana, indígena e portuguesa dos alimentos. Já a Cid Passos desenvolve o projeto Hortinha Orgânica, que ressalta a importância das frutas, verduras e legumes no cardápio diário.