Secretária anuncia em Brasília lançamento da pasta de textos da Professora e do Professor

23 de nov de 2005 - dev

Durante a Marcha Zumbi + 10, que aconteceu ontem (22/11), em Brasília, a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Olívia Santana, anunciou, para cerca de 15 mil pessoas, o lançamento, no dia 28 de novembro (segunda-feira), da Pasta de Textos da Professora e do Professor . A pasta, contendo textos de noves autores baianos, será o primeiro material de apoio dos professores da rede municipal de ensino para implementação da Lei 10.639/03.

Além do anuncio, a secretária participou ativamente da Marcha Zumbi + 10. No encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, Maria Olívia Santana solicitou que o FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) seja aprovado este ano ainda. “O Fundeb é de extrema importância para a infância brasileira, principalmente para as meninas e meninos negros, que são as principais vítimas da exclusão social brasileira, por isso contamos com o apoio de vossa excelência no sentido de colaborar com a aprovação do Fundeb incluindo as creches,” solicitou a secretária.

Durante a tarde a Secretária acompanhou os dirigentes da Marcha em uma audiência com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, a ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o ministro da Justiça Márcio Tomaz Bastos e o ministro chefe Luiz Dulci para a entrega de um documento contendo as reivindicações do movimento negro brasileiro. Entre as reivindicações do documento consta a inclusão do nome de João Cândido, líder da revolta das Chibatas, na galeria dos heróis brasileiros.

Dona Zeelândia Cândido, 81 anos, filha do líder, encantou o presidente Lula com a sua fala, afirmou que acreditava que seria nesse governo que ela veria a memória do seu pai reparada. “Passei a minha vida toda esperando o dia que o meu seria reconhecido como herói e agora sei que esse dia está chegando”, declarou.