Secretaria de Educação promove inclusão digital- Parceria entre a Prefeitura e a Faculdade São Camilo

21 de jun de 2005 - dev

Através de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura com a Faculdade São Camilo, cerca de 400 alunos e pais de estudantes da Escola Municipal Nova Esperança Arx Tourinho terão aulas de informática. Estão sendo instalados 11 computadores na unidade de ensino. E os alunos terão aulas ministradas por estudantes do curso de Análise de Sistemas da Faculdade São Camilo.

No dia 21 de junho, a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Olívia Santana, o diretor-geral da Faculdade São Camilo, Celso Pasquini, e o diretor-geral da Faculdade São Camilo na Bahia, Miguel Menezes Bastos, visitaram as instalações da Escola Municipal Nova Esperança Arx Tourinho. As turmas terão aulas de Informática I, Informática II e Informática III a partir de agosto. Esta parceria entre a instituição de ensino superior e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, já é desenvolvida há três anos no Colégio Municipal São Cristóvão, com o mesmo número de computadores.

“Este acordo se constitui numa ação de compromisso social da Faculdade São Camilo, que assim contribui para melhorar a qualidade da educação pública através da inclusão digital”, afirmou a secretária Olívia Santana. De acordo com o sub-secretário Ney Campello, a inclusão sócio-digital é uma das diretrizes da atuação da gestão municipal. “Buscamos parceiros que, além de possibilitar o acesso dos alunos às novas tecnologias, possam capacitá-los para formar futuros profissionais que atuem, por exemplo, como programadores e no desenvolvimento de softwares”, frisou.

Neste sentido, foi assinado no último dia 15, no Palácio Thomé de Souza, um acordo de cooperação entre o prefeito João Henrique e o diretor do Instituto Stefanini, Marcos Stefanini, com o objetivo de promover a inclusão digital de jovens da rede municipal de ensino, preparando-os para entrar no mercado de trabalho. Através da parceria, a empresa irá profissionalizar os estudantes.

Além da busca de empresas que possuam compromisso social, o projeto de inclusão digital da Secretaria Municipal de Educação e Cultura contempla a ampliação do número de laboratórios de informática, que existem atualmente em 56 escolas. Até o final do ano, cem escolas de rede municipal de ensino contarão com laboratórios de informática com acesso à internet. A meta da Prefeitura é dotar todas as 363 escolas da rede municipal de ensino de terminais de computadores até o final desta gestão.