Secretaria entrega medalhas a alunos que se destacaram em exames

14 de nov de 2007 - dev

Hoje (14) diversos estudantes da rede municipal de ensino foram homenageados pela SMEC, no auditório dos Correios (Pituba), pelos excelentes resultados obtidos na primeira fase das Olimpíadas Brasileiras de Física e no simulado da Prova Brasil. Sessenta e cinco estudantes do Ensino Fundamental (8ª Série) das escolas municipais de Salvador foram aprovados na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), um projeto da Sociedade Brasileira de Física, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O processo de seleção ocorre até 24 de novembro, com provas teóricas e experimentais.

Além de avaliar o aprendizado, a avaliação busca despertar e estimular o interesse pela Física e pela ciência em geral, proporcionando desafios aos estudantes e aproximando as universidades dos ensinos Médio e Fundamental. Em todo o Brasil, participam da Olimpíada 45.00 alunos, sendo 13.500 na Bahia.

“O educador Edivaldo Boaventura frisa que não premiar é punir. Estamos aqui hoje reconhecendo o empenho de pais, alunos e professores. Todo o esforço da atual gestão tem como finalidade a melhoria do nível do aprendizado. Também já reduzimos em apenas dois anos e alguns meses a evasão e a repetência escolar. Esta é a finalidade da SMEC. Trilhar o caminho de uma educação pública de qualidade”, frisou o secretário Ney Campello.

Dentre as escolas da rede municipal que participam da Olimpíada, algumas se destacaram por terem o maior número de aprovados na primeira fase. A Escola Municipal Dona Arlete Magalhães, com onze aprovados, por exemplo, segundo a diretora, Marlene Marinho, teve esse grande êxito através da parceria com o Projeto Sangari, “que proporcionou para nossos alunos a prática dos assuntos vistos em sala de aula”, afirmou.

A OBF seleciona e prepara equipes para representar o Brasil na Olimpíada Ibero-americana de Física, que conta com os países da América Latina, Portugal e Espanha e a Olimpíada Internacional de Física, da qual participam 80 países de todo mundo.

Simulado da Prova Brasil

Também foram homenageados hoje 72 alunos da rede municipal de ensino que acertaram 99% e 100% de todas as questões do Simulado Prova Brasil, que visa proporcionar às escolas da rede municipal de ensino uma vivência com a tecnologia da Avaliação Externa. O simulado envolveu escolas com estudantes da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. O objetivo da SMEC é preparar os alunos no sentido de ambientá-los neste tipo de avaliação, que atualmente se constitui numa estratégia de governo para estabelecer os indicadores que definem as políticas educacionais.

O simulado prepara também para a próxima Prova Brasil, realizada pelo MEC, e que ocorrerá no final do mês de novembro. Na última edição do Prova Brasil, realizada em 2006, a Escola Municipal Primeiro de Maio, localizada em Massaranduba, foi uma das 33 melhores colocadas entre 40.290 avaliadas pelo MEC.

Segundo a coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico da SMEC, Ana Sueli Pinho, “a importância deste simulado não é somente a avaliação, mas tornar este momento um processo de aprendizagem, trabalhando em sala de aula a formulação das perguntas e respostas”.

Na realização da avaliação, a SMEC teve como parceira a Fundação Escola Superior do Ministério Público da Bahia (FESMIP).