Secretaria entrega selo Escola Livre do Mosquito

25 de nov de 2008 - dev

O combate à dengue em Salvador contou com uma força especial. Os mais de 160 mil estudantes da rede municipal de ensino abraçaram a causa e com elaboração de paródias, apresentações musicais, teatros, fantoches, faxinaços, palestras e gincanas travaram uma luta contra o Aedes Aegypti.

Na segunda-feira (24), as 127 escolas que eliminaram os focos do mosquito transmissor da dengue receberam o selo Escola Livre do Mosquito, criado pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). “Estou muito feliz com o resultado dessa campanha e sei que é apenas um pequeno passo, porém, muito significativo para que a gente consiga acabar de uma vez por todas com a dengue”, diz Antonia Brito, coordenadora de Saúde Ambiental da SMS.

Representantes das duas secretarias, professores, gestores e agentes de saúde lotaram o auditório da Paróquia do Menino Jesus, sediada no bairro da Barra, para a cerimônia de entrega dos selos. “Tenho certeza de que nossos alunos já têm muita propriedade para falar sobre a dengue. Eles se tornaram multiplicadores e ajudam a sua comunidade ensinando quais são as causas e os sintomas da doença”, explica a coordenadora regional de Educação, Corina Miranda.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Carlos Ribeiro Soares, o selo tem um grande significado. “Simboliza a solidariedade, porque foi pensando no próximo, seja na família, vizinho ou comunidade, que estudantes e professores arregaçaram as mangas e também buscaram informações sobre esta doença que já é epidemia em várias cidades brasileiras”, afirma.

Mas, o secretário destaca que este não é o final da luta. “Ainda temos muito a fazer. Com toda bagagem que adquirimos nesses sete meses de campanha, podemos e devemos fazer muito mais para que toda cidade fique livre do mosquito”, finaliza.

Mais informações sobre formas de prevenção e sintomas da dengue podem ser adquiridas através do site: www.saude.gov.br ou www.canalsaude.fiocruz.br.