Secretária Joelice Braga palestra na Academia Baiana de Educação

10 de nov de 2016 - Jornalismo

A Educação pública de Salvador foi o tema da reunião da Academia Baiana de Educação desta quarta-feira (09). As ações, desafios e metas da Secretaria Municipal da Educação (Smed) foram apresentados pela secretária Joelice Braga, que proferiu a palestra “Gestão da Educação no município de Salvador: desafios para sonhar mais alto”. A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Academia, Astor de Castro Pessoa.

A secretária Joelice Braga iniciou sua fala destacando a satisfação em palestrar para os acadêmicos. “É com imensa alegria que entro nesta sala repleta de grandes nomes da Educação baiana e de grandes mestres da minha vida”, comemorou acrescentando e parabenizando a postura dos acadêmicos de se preocuparem e debaterem temas atuais sobre a Educação no país.

Durante a palestra a secretária falou sobre o cenário que a gestão do prefeito ACM Neto encontrou na pasta quando assumiu a prefeitura, em 2013, e das principais ações implementadas para melhora da qualidade da Educação pública do município. Destaque para o investimento dos recursos em Educação, que chegou a 28% em 2015 e pode ser ainda maior em 2016; para a implantação do projeto pedagógico próprio, o Nossa Rede; e do Programa Combinado, formado por 112 ações concretas e diretamente mensuráveis, que busca promover uma melhoria sistêmica na rede municipal de ensino.

09_11_2016_apresentacao-das-acoes-da-smed-na-academia-bahiana-de-educacao_foto_jefferson-peixoto_agecom-59

Joelice Braga também destacou o programa de regularização de fluxo, realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna, que reduziu a distorção idade-série de 39% para 33%; o programa Agentes da Educação, que reduziu em 50% a evasão escolar; a duplicação das vagas para Educação Infantil e o avanço histórico no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, saltando da última para 17ª posição no ranking do entre as capitais do Brasil, consolidando assim a posição de cidade com maior evolução do país. 

“Sou educadora há 32 anos, 28 deles dedicados à rede municipal de Salvador, e posso dizer com tranquilidade que nunca vi tanto avanço em tão pouco tempo. Mas esse resultado não é nosso, é de cada aluno da rede municipal, de cada família, porque é até eles que tem que chegar. É na vida deles que cada ação nossa tem que fazer a diferença”, finalizou. A palestra marcou o encerramento do ano acadêmico da instituição.

 09_11_2016_apresentacao-das-acoes-da-smed-na-academia-bahiana-de-educacao_foto_jefferson-peixoto_agecom-93