Secretaria lança calendário esportivo 2009

12 de mar de 2009 - dev

O Programa de Educação Esportiva da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) acaba de lançar o calendário oficial de atividades para 2009. Entre as novidades apresentadas no dia 11 de março (quarta-feira) para este ano está a realização de um curso de basquete para os professores da rede, que acontece já neste final de semana, e a implantação do 9º Núcleo de Ginástica Artística.

O secretário Carlos Ribeiro Soares afirma que as atividades esportivas sempre serão incentivadas pela Secretaria porque despertam nos estudantes o espírito de luta. “Quando eles se envolvem, eles correm atrás. Querem crescer, ser bom no que fazem. E oferecendo opções atrativas nas escolas envolvemos os estudantes no ambiente escolar”, explica.

Segundo a coordenadora do programa, Ivone Portela, o esporte se transformou num instrumento de inclusão e tem contribuído bastante para diminuir a evasão escolar. “O Programa de Educação Esportiva atende os bairros periféricos, carentes de opções de lazer e esse tipo de atividade termina contribuindo bastante para o desenvolvimento afetivo e social de todos”, concorda o sub-coordenador de Esportes para a Educação, Elias Raimundo Santos.

Calendário

Seguindo o calendário, no dia 6 de março foi o primeiro dia de Sexta da Alegria, na Escola Municipal Marcos Vinícius Vilaça (CRE Liberdade). No dia 20, será na escola do Pau Miúdo. Em abril serão iniciadas as atividades do núcleo de judô, karatê, capoeira, ginástica rítmica e rúgbi. Também serão realizados corrida rústica reunindo alunos das escolas do subúrbio e curso de xadrez.

No mês de maio acontece a primeira etapa dos Jogos Estudantis das escolas municipais e as equipes de ginástica rítmica participam torneio de integração Tapete Mágico. Já em Junho haverá corrida rústica para os alunos das escolas localizadas na área da Liberdade e São Caetano.

Em julho, após as férias, o calendário terá torneios de futsal para os alunos do Projovem e para os alunos do noturno e corrida rústica para os alunos das escolas do Centro, Cabula e Cajazeiras. O mês de agosto terá torneio de xadrez, festival de bola de gude, festival de capoeira, festival de pipas e o II Troféu de Atletismo.

Em setembro haverá o desfile da primavera, Festival de Ginástica Rítmica das Escolas Municipais, Festival de Ginástica Artística e Jogos das escolas das Ilhas. Para o mês de outubro está prevista a segunda etapa dos Jogos Escolares do município e o Troféu de Natação. Para finalizar as atividades do calendário esportivo 2009, em novembro haverá corrida rústica envolvendo os alunos das escolas da Orla e Itapuã, além de festivais de judô, Karatê e jogos de salão.