Secretaria Municipal da Educação e Culturá contará com vasta programação na Bienal do Livro

31 de ago de 2005 - dev

Pedro Castro Filho

Cerca de 15.000 alunos da rede municipal de ensino participarão da Bienal do livro, que ocorre entre os dias 02 e 11 de setembro, no Centro de Convenções. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura contará com um stand de 1000m2 com vasta programação, além de apresentações de alunos no auditório da Bienal e a mostra de poemas dos estudantes, que será exposta em todo o circuito do evento. Os alunos da rede produziram poemas em homenagem à cidade, tendo como tema dos textos “Declaro Meu Amor a Salvador”. A solenidade de abertura do evento ocorrerá no dia 02 de setembro, ás 11 horas, e contará com as presenças do governador Paulo Souto, prefeito João Henrique e secretária Olívia Santana, dentre outras autoridades.

“As inúmeras atividades da Secretaria Municipal da Educação e Cultura neste importante evento representam o compromisso desta gestão com a inclusão social através do conhecimento”, afirma a secretária Olívia Santana. Após a solenidade de abertura da Bienal, o prefeito João Henrique comparecerá ao stand da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, onde será recepcionado por um coral de jovens portadores de deficiência auditiva. A programação cultural do stand segue durante os dias 03 e 04 de setembro, com a exibição do filme infantil “Kiriku”, ás 16 horas.

Dentre as diversas atividades que serão realizadas no stand, ocorrerá o lançamento do livro Violências nas Escolas (Versão resumida), da UNESCO. A solenidade contará com a participação de Mary Garcia Castro, pesquisadora da UNESCO. O lançamento ocorrerá no dia 05 de setembro, às 20 horas.

Os alunos também participarão das apresentações, através dos corais das escolas municipais Oscar Mesquita, Beatriz de Farias e Seis de Janeiro. Além das diversas atividades, o stand contará com uma sala de leitura; oficina de confecção de livros e exibição de filmes sobre a história de Salvador, do acervo da Fundação Gregório de Matos.

No auditório da Bienal, os alunos da rede municipal assistirão diversas atividades, entre os dias 05 e 10 de setembro, como o teatro de bonecos; uma iniciativa da Superintendência de Meio-ambiente. Os alunos também apresentarão peças teatrais e contarão histórias. Através de uma parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda, os estudantes da rede municipal receberão 15.000 vale-livro no valor de R$ 5,00.

Durante a Bienal, os alunos e os visitantes do stand da Secretaria Municipal da Educação e Cultura receberão um panfleto com a programação da Secretaria na Bienal e um texto sobre a importância da leitura. Um dos trechos da mensagem frisa que “ o conhecimento também não tem atalho. Em muitos momentos escorregamos, levantamos e prosseguimos…Aí, começa a aventura… Com o tempo vamos acostumando-nos a pular de universo em universo cada vez que lemos alguma coisa”.

A programação da Secretaria Municipal da Educação e Cultura no evento está disponível através do site www.educacao.salvador.ba.gov.br.