Secretaria Municipal da Educação realiza Semana da África

20 de maio de 2013 - dev

Dando continuidade às comemorações dos 10 anos de implantação da Lei 10.639, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) através do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), realiza nesta terça-feira (21) as “Oficinas Pedagógicas na VII Semana da África”.

O evento que acontece na Fundação Visconde de Cairu, nos Barris, das 9h às 17h, tem como objetivo de colaborar para a formação continuada de professores para ensino das culturas e histórias africanas e afro-brasileiras, na perspectiva da lei 10.639/03.

Nesta sétima edição, a Semana da África pretende colocar em foco, temas relacionados às produções audiovisuais africanas, em especial o cinema, bem como as diversas apropriações das imagens das realidades africanas na diáspora, e especialmente no Brasil, considerando a importância da produção audiovisual africana e sobre a África no ensino da história, das culturas africanas e afro-brasileiras nas escolas e universidades brasileiras, no contexto da primeira década de vigência da Lei.

Os docentes devem escolher os eixos temáticos que deverão orientar os planos de trabalho das oficinas pedagógicas. São eles: Cinema da África: algumas questões para a sala de aula; Representações sociais da África na mídia Brasileira; Que África é essa do cinema africano?; África e as diásporas africanas no cotidiano educativo: que tipo de ensino?; A História da África e da sua diáspora na produção cinematografia; O ensino de Literatura afro- brasileira nas escolas da rede pública.