Secretaria realiza parceria com o Cefet

13 de set de 2006 - dev

Foi realizado hoje o I Encontro “Cefet-BA e Escolas Públicas do Entorno: Intercâmbio da Educação Tecnológica”. O objetivo do evento, realizado no Cefet, foi promover uma integração com as escolas da rede pública municipal e estadual localizadas nas proximidades do Cefet, estreitando ainda mais a relação escola e comunidade e possibilitando a disseminação do papel missão do Cefet no processo educativo do país. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), em parceria com o Instituto Stefanini e o Cefet, está preparando os alunos concluintes da 8ª série da rede municipal de ensino para o vestibular do Cefet. Desde abril, o Pré-Cefet atende cerca de 400 estudantes. As aulas estão sendo realizadas em duas escolas estaduais, que cederam seus espaços.

Além do curso preparatório, os estudantes ficarão isentos da taxa de inscrição do vestibular, que acontece entre os dia 04 e 20 de novembro . Para realizar a inscrição, os estudantes poderão utilizar os equipamentos de informática disponibilizados em uma das 26 escolas da 5ª a 8ª série.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Weslen Moreira, “o Cefet é um grande exemplo da possibilidade da oferta de uma educação pública de qualidade”, frisou.

A história do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia – CEFET-BA, criado pela Lei 8.711, de 28 de setembro de 1993, tem característica marcante e singular em nosso Estado por ser uma entidade que oferece, numa única organização institucional, educação tecnológica profissional em todos os níveis, além de possuir uma estrutura multicampi, com unidades de ensino em diversas regiões estratégicas do Estado da Bahia: a sede em Salvador, uma unidade avançada na cidade de Simões Filho e as Unidades de Ensino Descentralizadas (UNEDs) nas cidades de Barreiras, Eunápolis, Valença e Vitória da Conquista.

O CEFET-BA oferece atualmente cursos de educação tecnológica profissional em todos os níveis deste sistema educacional, conforme estabelece a legislação pertinente: básico (cursos de qualificação, requalificação e reprofissionalização de jovens, adultos e trabalhadores em geral, com qualquer nível de escolarização), técnico (habilitação profissional de nível médio), tecnológico (correspondente ao nível superior na área tecnológica), superior (graduação e pós-graduação) e o Ensino Médio. O ensino no CEFET-BA atinge várias áreas do conhecimento e os seus cursos e currículos seguem uma dinâmica que permite uma constante renovação frente às inovações pedagógico-educacionais, bem como uma integração contínua às mudanças nos processos produtivos.