Secretaria realiza primeira reunião sobre Censo Escolar 2009

21 de maio de 2009 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) iniciou nesta quinta-feira (21 de maio) o primeiro encontro do Censo Escolar 2009, no auditório Zélia Gatai da UNIJORGE. O objetivo é preparar gestores e diretores da Rede Municipal de Ensino para a declaração das informações sobre as escolas.

O preenchimento de dados no Educacenso é feito por sistema online criado pelo Ministério da Educação (MEC), especialmente para a realização do Censo Escolar. Serão realizados mais dois encontros, nos dias 26 (terça-feira) e 27 (quarta-feira), que, juntos, vão facilitar o processo para os funcionários da Rede.

Para a gestora da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes “Os encontros nos ajudam saber como declarar essas informações corretamente. Isso evita ficar ligando para a secretaria o tempo todo”, diz. A diretora Lílian Marinho, da Escola Municipal Fonte do Cabrito, conta que sempre participa dos encontros, pois é através deles que a equipe tira as dúvidas.

A coordenadora do Censo, Rita Duyprath, alertou sobre a importância das informações para que o Governo Federal possa formular novas políticas públicas, reavaliar a distribuição de recursos públicos e determinar os coeficientes para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

A exatidão das informações fornecidas pelas Unidades de Ensino é importante para o diagnóstico detalhado da educação no município. Segundo Duyprath, “é importante participar porque é através dos encontros que as pessoas vão receber informações essenciais para o cadastro”. Além disso, para este Censo 2009 é necessário também declarar informações dos alunos com necessidades especiais para que haja desenvolvimento de políticas públicas voltadas para este segmento.