Secretaria reinaugura escola Yves de Roussan

17 de jun de 2009 - dev

A Escola Municipal Yves de Roussan, localizada no bairro Jardim Esperança, no CASE – CIA (comunidade de atendimento socioeducativo), será reinaugurada nesta sexta-feira (19 de junho). Há onze anos a instituição trabalhava apenas com projetos socioeducativos e agora, com a municipalização, oferecerá aos alunos uma educação formal.

A Yves de Roussan atende aos adolescentes que estão em conflito com a lei e realiza atividades como cumprimento de medidas socioeducativas de internação. De acordo com a diretora Lucimar Melo, a missão dessa escola é ressocializar estes alunos por meio de uma educação integral, investindo no desenvolvimento de habilidade e competências. “O objetivo é fazer com que eles se reintegrem à sociedade e se tornem cidadãos construtores e participativos”, explica.

Com a reinauguração, os 69 alunos do Segmento de Jovens e Adultos (SEJA I e II) serão beneficiados com as reformas nas sete salas de aulas, quadra de esportes, refeitório e banheiros. Segundo Lucimar, os educandos e toda a comunidade estão ansiosos com o evento e os benefícios não são apenas com as mudanças físicas. “A Yves de Roussan é uma escola diferenciada porque oferece uma educação institucionalizada, de acordo com as leis de diretrizes de base, cumpre as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente, além de atender a SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) e CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente)”, ressalta.

Na Rede Municipal de Ensino apenas a Yves de Roussan e Municipal Carlos Formigle, localizada nas dependências do CASE SALVADOR, atendem este público. Para Lucimar, a reinauguração é um marco histórico dentro da assistência aos adolescentes em conflito com a lei. ”Esse trabalho é resultante do empenho das Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), através da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac)”, finaliza.