Secretarias fazem parceria de promoção à saúde nas escolas

25 de maio de 2009 - dev

Cerca de 360 professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Pirajá participaram da ação promovida em parceria com as Coordenações do Distrito Sanitário de Pau da Lima, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O evento foi realizado nos dias 15 e 22 de maio, no auditório da Escola Estadual David Mendes, localizado em São Marcos.

Nos dois dias os participantes assistiram a palestras ministradas por profissionais de saúde (psicólogo, nutricionista, sanitarista e professor de educação física), que contemplaram quatro eixos: o combate ao alcoolismo, combate ao tabagismo, alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

O projeto tem como objetivo promover articulação intersetorial com as secretarias de Saúde e de Educação para a construção da proposta de ação nas escolas visando a implementação – por meio dos professores – das ações de promoção a saúde.

Segundo a coordenadora do Distrito Sanitário, Maria Helena Belinello, “a ação visa principalmente evitar através da promoção da saúde, o engrossamento das filas no atendimento público hospitalar, já que fazendo a promoção evita-se possíveis doenças e a necessidade de internamento”. Belinello explica que através da sensibilização e orientação de professores os resultados podem alcançar alunos e pais de toda comunidade.

Para a professora Maria Áurea Santos Ribeiro, “o melhor de tudo isso é poder incentivar os alunos a adquirirem hábitos saudáveis”. “E quanto a nós professores, passamos a ter uma postura diferenciada perante a vida e aos alunos, por perceber que às vezes podemos mudar a trajetória de vida de alguém que talvez por falta de informação pudesse se envolver com o tabagismo, alcoolismo, dentre outros”, declara.

Ainda no dia 22 de maio (sexta-feira), às 18h, foi realizado no mesmo auditório da escola David Mendes, sob a responsabilidade do coordenador pedagógico Hamilton Moreira, o AC Coletivo do SEJA II da CRE Pirajá, voltado para o papel da escola na transmissão das informações e conhecimento para a formação de cidadãos.