Secretário apresenta medidas para revolucionar a educação

30 de nov de 2010 - dev

Durante a solenidade de posse, o novo titular da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o deputado reeleito, João Carlos Bacelar, apresentou três novas medidas para potencializar as ações da secretaria, promovendo nova revolução na educação da capital baiana: alfabetizar no primeiro ano de ingresso do estudante na escola, trabalhar para acelerar a distorção idade/série, visando o melhor desempenho dos estudantes, e erradicar a pedagogia da repetência.

A cerimônia ocorreu na tarde desta terça-feira, 30, no gabinete do prefeito João Henrique, no Palácio Thomé de Souza. Na ocasião, o prefeito destacou que o atual secretário chega para somar à equipe da prefeitura e do órgão que assume, agregando novos valores e atitudes.

João Henrique pontuou algumas medidas na educação municipal que contribuíram para que Salvador passasse do 26º para o 16º lugar do Índice de Desempenho de Educação Básica (IDEB), nos últimos cinco anos. “Matrícula informatizada, educação integral, merenda escolar balanceada, projetos de educação ambiental, incentivo a capacitação dos professores e reformas nas estruturas físicas dos prédios são algumas ações que impulsionaram a melhoria da nossa educação”, ressaltou João Henrique.

Cultura e esporte- Para o novo secretário a forma de promover melhores resultados na educação do município é através da articulação entre educação, cultura e esporte. “Educação de qualidade não existe sem estar aliada à cultura e ao esporte”, comentou.

Bacelar destacou que é necessário melhorar o posicionamento de Salvador no IDEB, articular o segmento cultural da cidade, levando os alunos da rede municipal a bibliotecas, museus e salas de artes, e colocar os atletas amadores da capital baiana no circuito nacional de esporte.

Participaram da solenidade, titulares das demais pastas municipais, o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, o presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, além de vereadores da capital baiana.

O novo secretário é mestre em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e tem graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBa). Bacelar já atuou como professor universitário na Faculdade Rui Barbosa e coordenou a Fundação Nacional de Jovens e Adultos (EDUCA).

Junto à Prefeitura do Salvador, o novo titular já atuou como subsecretário de Administração e foi gestor do extinto IPS. Ainda, como político já foi eleito quatro vezes vereador da capital baiana.