Secretário apresentou o Programa Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado para empresários baianos

04 de set de 2007 - dev

O secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, apresentou a empresários baianos e imprensa a campanha Salvador Rumo ao Selo de Município Livre do Analfabetismo. O encontro, promovido pela Fundação Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos (IMIC), ocorreu no Salão Nobre da Associação Comercial da Bahia. Em 2006, Salvador foi a cidade recordista de inscrições no Programa Brasil Alfabetizado, com 21.800 matrículas, através do Programa Salvador Cidade das letras.

Atualmente, a cidade conta com 113.500 analfabetos, representando 6,2% do total de habitantes da capital baiana, O Selo de Município Livre do Analfabetismo é concedido às cidades que atingirem a marca de até 4% de analfabetos. Somente 16 municípios brasileiros obtiveram esta distinção. Dentre as capitais, apenas Curitiba detém o selo concedido pelo MEC. c.

Durante a sua palestra, o secretário Ney Campello afirmou que a meta para 2007é matricular 56 mil alunos no processo de alfabetização e profissionalização. As aulas terão início no dia 1º de outubro. “É preciso acreditar na tríade alfabetização, profissionalização e inclusão no mercado de trabalho. Apostamos nessa ponte com o mundo do trabalho, os alunos se sentem apoiados e vêem na educação a possibilidade de pleitear uma oportunidade de emprego ”. O último módulo do processo de alfabetização do programa inclui oficinas profissionalizantes.

O programa ajudará na profissionalização de jovens e adultos e na absorção de vagas disponíveis no mercado de trabalho. De 50 mil vagas ofertadas através do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (SIMM), somente 20 mil foram preenchidas devido à falta de profissionais qualificados.

Presente ao encontro, o prefeito João Henrique Carneiro referiu-se á necessidade da integração dos segmentos sociais de Salvador na campanha Salvador Rumo ao selo de Município Livre do Analfabetismo. “Precisamos estar todos juntos, sociedade civil, empresários, Poder Público. Chega a hora de Salvador dar seu grito de independência e começar a pensar grande, para que junto com as indústria e empresas, consigamos alcançar o Selo de Município Livre do Analfabetismo”.

O prefeito também pontuou outras iniciativas da gestão municipal na área de educação, como a informatização do processo de matrícula, que colocou fim às intermináveis filas de responsáveis por novos alunos que varavam a madrugada e o novo programa de alimentação escolar, que introduziu na rede municipal de ensino um cardápio variado, com carne, frango, verduras e legumes.

Durante o evento, foi exibido um vídeo institucional sobre o programa Salvador Cidade das Letras e seu suporte televisivo, o programa de TV Cidade das Letras, que será veiculado a partir do dia 1º de outubro, às 09h00, na Band, e terá quadros com foco no alfabetizando e no alfabetizador.

Estiveram presentes no encontro secretários municipais e vereadores; o vice-presidente da Associação Comercial da Bahia, João Sá, e representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia; Federação do Comercio do Estado da Bahia; Universidade Federal da Bahia e Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia.