Secretário assina convênio com a Escola de Dança do Bolshoi

02 de jun de 2006 - dev

Logo após a apresentação da primeira Mostra Didática de Dança da Escola do Teatro Bolshoi, no Teatro Castro Alves, o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, irá assinou, na semana passada, no Hotel Tropical da Bahia, um convênio com o Bolshoi. Com isso, professores da escola de balé irão realizar um trabalho de arte e educação com os estudantes da rede municipal de ensino. O objetivo é selecionar talentos aptos a estudarem no curso de formação profissionalizante do balé Bolshoi. em Joinville, Santa Catarina.

Com o convênio, a SMEC pretende estabelecer uma parceria para encaminhar crianças da rede municipal aos exames classificatórios e viabilizar o estudo destes alunos nos cursos oferecidos pela Escola. Também motivar os alunos a participarem da seleção para o ingresso na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a fim de incentivar os alunos da rede municipal a participarem do mundo cultural por meio do conhecimento das artes.

O objetivo do Bolshoi é formar artistas profissionais da dança e estimular o conhecimento e a cidadania, atendendo principalmente crianças provenientes de famílias de baixa renda e da rede pública de ensino.

Para iniciar o incentivo, a SMEC distribuiu cerca de 100 ingressos para professores e estudantes da rede municipal de ensino assistem a apresentação da Escola do Teatro Bolshoi. A iniciativa é mais uma ação do Projeto Caminhos da Arte, da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC).

Os alunos podem se inscrever na seleção anual da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. As inscrições, que foram iniciadas há duas semanas, terminam hoje e podem ser feitas até às 18 horas, no Hotel Tropical da Bahia ou pelo site: www.escolabolshoi.com.br. Para tentar uma vaga em uma das maiores companhias de dança do mundo, o interessado deve ter algum conhecimento em balé clássico e ser maior de 12 anos.

O candidato que estuda na rede pública de ensino fica isento da taxa de inscrição, que é de R$ 30, e deverá acrescentar o atestado de freqüência da escola à lista de documentos. Os estudantes irão preencher e assinar a Ficha de Inscrição, apresentar documentação necessária, como cópia da Carteira de Identidade duas fotos 3 x 4 recentes ou artística.

No ano passado, a estudante Brenda Freitas, 12 anos, moradora do bairro de Alto de Coutos, Subúrbio Ferroviário, foi selecionada em primeiro lugar no concurso. Ela concorreu com mais de quatro mil crianças de todo Brasil. Hoje, a adolescente é aluna-bolsista da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.