Secretário Bacelar dá aula de cidadania em escola particular

07 de nov de 2012 - dev

A aula de cidadania ministrada pelo secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar, teve um público diferente na manhã desta quarta-feira (07): os alunos da Escola Pan Americana que participam da 12ª Conferencia das Nações Unidades Modelo Salvador (Salmun). O titular da Secult discursou na abertura do evento, que reúne estudantes de vários estados do Brasil. A Salmun foi aberta oficialmente pelo superintendente da escola, Willian Johnston, o diretor do secundário, Thomas Connolly, e a coordenadora do evento, Janelle Garret.

Após a apresentação de um vídeo sobre os problemas que afligem as nações – que abordou temas como as alterações climáticas, o tráfico de drogas, a fome, as guerras civis e as intolerâncias religiosas e raciais, dentre outros – foi a vez do secretário relatar para os alunos um pouco da rotina da rede pública de Salvador, que é bem diferente da dos alunos que formavam a plateia.

“Há décadas vem sendo construído um muro invisível entre os pobres e os ricos e a Educação é a única ponte que pode fazer essa ligação. A mudança social só será realizada com a mudança de pensamento da sociedade. Por isso, nós, que temos as melhores oportunidades, somos também as pessoas que devemos ter as maiores responsabilidades”, disse.

REPENSAR A EDUCAÇÃO – Para Bacelar, os debates são importantes, mas não suficientes. “Precisamos repensar a educação pública. Na Secult, demos início a um projeto educacional que com certeza está acima de uma gestão e de questões políticas. Trabalhamos para fazer das dificuldades o combustível para buscarmos a solução dos problemas. Temos o pé no presente, mas estamos de olho no futuro”, assegurou.

“No Japão, todos se curvam diante do imperador, com exceção do professor pelo entendimento de que, sem professor, não há imperador. A ordem e o progresso que estão na nossa bandeira, passam pela igualdade social, igualdade de oportunidades. Por isso, a iniciativa da escola em convidar um secretário da Educação para discursar num evento como este já é um indicativo de que esta consciência já começa a existir”, finalizou, sendo muito aplaudido pelos alunos.

Por conta do sucesso da participação do secretário, o superintendente da escola, Willian Johnston, afirmou que irá participar da próxima aula de cidadania ministrada por Bacelar em uma escola da rede municipal.