Secretário de Cultura de Lisboa visita a SMEC

15 de fev de 2007 - dev

Luiza Torres

Estreitar os laços culturais e educacionais entre Salvador e Lisboa foi o objetivo da visita do secretário de Cultura de Lisboa, José Amaral Lopes, e do cônsul geral de Portugal, João Sabido, à Secretaria Municipal da Educação e Cultura. O encontro com o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, e o secretário municipal de Relações Internacionais, Leonel Leal Neto aconteceu hoje (14), às 10 horas. Na ocasião, o secretário de Cultura de Lisboa apresentou uma proposta de intercâmbio cultural entre Salvador e a cidade lisbonense durante as festas religiosas das duas capitais.

Segundo Amaral, grupos culturais e representantes da cultura afro-brasileira de Salvador participariam da abertura da festa de Santo Antonio, realizada em junho, e considerada uma das mais importantes do calendário português. Em contrapartida, os grupos de Lisboa viriam à capital baiana para apresentar seus espetáculos durante as comemorações a Santa Bárbara, realizada em 4 de dezembro. Amaral explica que escolheu a capital baiana por causa da semelhança cultural e religiosa com Portugal. “As tradições religiosas de Salvador são muito parecidas com as dos portugueses. Temos uma identificação cultural muito grande com a cidade”, ressalta. O intercâmbio já teria inicio este ano.

O secretário Ney Campello afirma que a integração com Portugal deve ir além da cultura, envolvendo também a educação. Para isto, Campello aproveitou para propor a realização de um prêmio literário com a participação de professores e alunos da rede municipal de ensino. Os vencedores ganhariam uma viagem para Lisboa, onde visitariam a Casa Fernando Pessoa, um dos nomes mais conhecidos e de maior mérito da literatura portuguesa. A Casa Fernando Pessoa é um espaço cultural da Câmara Municipal de Lisboa, criado em homenagem ao poeta.

Outra ação importante é a realização de duas conferências, a primeira que irá ocorrer em junho em Portugal, onde o secretário Ney Campello, apresentará os projetos e programas educacionais de Salvador, entre elas, a implantação da Lei 10.639, que determina o ensino da História da África e da Culura Afro-brasileira e Africana A segunda conferência, realizada em Salvador no segundo semestre deste ano, mostrará para os professores, gestores e estudantes da rede municipal de ensino as experiências de leitura nas escolas de Portugal.

Através da interação com Portugal, o secretário pretende também conhecer os programas educacionais da Escola da Ponte, que tem um dos maiores projetos pedagógicos da Europa.