Secretário ministra aula para alunos da Municipal da Palestina

18 de jul de 2012 - dev

Cidadania, ética e civismo. Esses foram os temas abordados durante a aula do secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar, ministrada para cerca de 150 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal da Palestina, nesta quarta-feira (18). O secretário foi recepcionado pela fanfarra dos alunos da escola. O grupo de teatro do Centro de Arte Mário Gusmão (CEART) também fez uma apresentação sobre o tema da aula, animando e envolvendo os estudantes.

A aula, ministrada pelo titular da Secult todas as quartas-feiras, faz parte do Projeto Sementes de Cidadania, que propõe aproximar ainda mais dos alunos da rede municipal de ensino e da realidade das comunidades escolar e local.

Baseada no conto do escritor russo, Liev Tolstoi, a aula se baseia em três perguntas – Qual o melhor momento para fazer as coisas? Quem é a pessoa mais importante? Qual a hora certa? -. Durante o debate, os alunos interagem e fazem uma reflexão sobre as perguntas. No final, o secretário explica que o momento mais importante é o presente, a pessoa é a que está ao lado e o certo é ajudar ao próximo. “Aprendi hoje que a coisa certa a ser feita é ajudar as pessoas que precisam da gente e vou fazer isso a partir de agora”, conta a aluna Laiane Santana, de 14 anos.

A mãe Lucineide dos Santos, que tem quatro filhos matriculados na unidade, faz questão de acompanhar o desempenho deles na escola e procura educá-los de uma maneira correta. “Eu converso bastante com meus filhos e ensino a respeitarem as pessoas. Digo a eles que na escola, o professor passa a ser o pai e a mãe deles. Falo também que a sala de aula é pra estudar, não para vandalizar”, explica.

Além disso, o titular da Secult deu algumas recomendações para todos viverem melhor, como respeitar as faixas de trânsito, jogar o lixo no lixo, não fazer xixi na rua, não destruir os equipamentos públicos, respeitar o próximo, não desperdiçar água e não maltratar os animais. “Espero que com esses ensinamentos vocês possam agir de uma maneira diferente na escola, em casa e na vida”, disse Bacelar.