Secretário ministra aula para alunos do Imeja

25 de abr de 2012 - dev

Os alunos do 7° ao 9° ano, do Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja), na Boca do Rio, tiveram uma aula com um professor diferente nesta terça-feira (24). O secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar, deu uma aula sobre cidadania, ética e civismo e foi bastante aplaudido pelos estudantes.

A aula faz parte do projeto Sementes de Cidadania, onde o secretário visitará todas as quartas-feiras uma escola, com o intuito de se aproximar ainda mais dos alunos da rede municipal de ensino e conhecer a realidade das unidades. “Todo o trabalho da Secult só tem sentido se chegar até vocês”, afirma Bacelar.

Antes de começar a palestra, o titular da Secult falou um pouco sobre seu papel como secretário e do quanto a visita era importante. “Eu não posso estar próximo de todos os alunos da rede municipal, mas desse jeito posso conhecer um pouco de vocês e trocar experiências,”, disse.

Com três perguntas – Qual o melhor momento para fazer as coisas? Quem é a pessoa mais importante? Qual a hora certa? -, o secretário fez com que os estudantes fizessem uma reflexão e no fim explicou que o momento mais importante é o presente, a pessoa é a que está ao lado e o certo é ajudar ao próximo.

Além disso, Bacelar deu algumas recomendações para todos viverem melhor, como respeitar as faixas de trânsito, jogar o lixo no lixo, não fazer xixi na rua, não destruir os equipamentos públicos, respeitar o próximo, não desperdiçar água e não maltratar os animais. “Vou começar a pensar mais na minha cidade a partir de agora”, conta a alunaThaiane de Oliveira, de 12 anos.

Os alunos são os principais atores desse projeto e se sentiram honrados com a visita. “Achei muito legal o secretário sair do conforto da sua sala e vir aqui na minha escola falar sobre esses assuntos importantes para todos nós”, conta o estudante Davi Souza, de 14 anos. O coral do Imeja e o grupo do Centro de Arte Mário Gusmão (CEART) se apresentaram e animaram a plateia.

O secretário aproveitou a oportunidade e fez uma entrega simbólica de dois freezers, um fogão industrial, kits para alunos (prato, copo, garfo e faca), 54 utensílios de cozinha e fardamento para os agentes de copa e cozinha. Todas as unidades de ensino da rede estão recebendo novos equipamentos e utensílios de cozinha.