Secretário ministra palestra sobre Cidadania, Ética e Civismo

18 de abr de 2012 - dev

Com o intuito de se aproximar ainda mais dos alunos da rede municipal de ensino e conhecer a realidade das escolas, o secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, João Carlos Bacelar, visitará todas as quartas-feiras uma escola da rede. Além da visita, o secretário ministrará uma palestra sobre Cidadania, Ética e Civismo.

A primeira aula do projeto aconteceu nesta quarta–feira (18), na Escola Municipal Teodoro Sampaio, em Santa Cruz. Cerca de 150 alunos do 8º e 9ª ano assistiram à palestra. “Esse projeto com o secretário, quebra os paradigmas da figura de um secretário da Educação. Ter uma autoridade da educação falando para os alunos sobre a educação é um sonho”, comemorou Maria de Lourdes, diretora da unidade escolar.

Antes de começar, Bacelar explicou para os estudantes a sua função, enquanto secretário da educação. “Para o meu trabalho ter sentido é preciso que a escola funcione bem e que vocês entendam que a educação é a melhor arma para mudar a vida de cada um de vocês”, afirmou.

Baseado em três perguntas – Qual o momento mais importante? Qual a pessoa mais importante? Qual a hora certa? -, o secretário fez com que os participantes fizessem uma reflexão e no fim explicou que o momento mais importante é o presente, a pessoa é a que está ao lado e o certo é ajudar a quem precisar.

Bacelar também falou sobre cidadania, explicando para o público a importância do respeito ao próximo, conservar o mobiliário da escola e do patrimônio escolar, além da preservação do meio ambiente. Para finalizar a visita, os professores municipais que fazem parte do Centro de Arte Mário Gusmão, fizeram uma apresentação animou os alunos.