Secretário participa da abertura da Conferência das Nações Unidas

06 de nov de 2012 - dev

A abertura da Conferência das Nações Unidades Modelo Salvador (Salmun) terá a participação do secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar, que acontece às 8 horas desta quarta-feira (7), na Escola Pan Americana da Bahia, em Patamares. O evento, que será realizado até o próximo sábado (10), vai reunir alunos de escolas americanas de diversos estados do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

A conferência, que este ano tem como tema “Seja a Mudança”, é organizada de forma um pouco diferente da maioria das conferências tradicionais do Modelo das Nações Unidas. Apesar de sua missão primordial de debater e tentar chegar a um consenso sobre propostas viáveis de políticas, a fim de encontrar soluções para questões globais, não ser alterada, a estrutura do comitê é muito diferente, assim como o formato do debate.

Ao longo dos últimos 11 anos de Salmun, ao invés de dividir em comitês de acordo com o foco da questão, são cinco bancadas regionais (África, Américas, Ásia, Europa e Oriente Médio) onde os países reúnem-se para discutir questões regionais e globais de todos os aspectos que causam impacto em seu país. A vantagem de separar os países por bancadas regionais, segundo a organização do evento, é poder-se realizar o debate sobre diferentes áreas de preocupação na mesma região.

Por exemplo, em uma convenção os representantes poderão debater resoluções envolvendo política, direitos humanos, questões ambientais e mais, ao invés de focar em uma única dessas áreas temáticas. Ter uma variedade de resoluções estimula as delegações a aprender mais sobre os diversos tópicos e os ensina como abordar isso nos debates – em resumo, nossos representantes são capazes de compreender um espectro mais amplo de política global.