Secretário participa de encontro da Operação Alfabetiza Salvador

28 de maio de 2013 - dev

A pauta de discussão da rede municipal de ensino na manhã desta terça-feira (28) mais uma vez foi a alfabetização na idade certa. Parte dos supervisores da Operação Alfabetiza Salvador esteve reunida com a Coordenação de Ensino e Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação (SMED), no auditório da Fundação Cidade Mãe, no Engenho Velho de Brotas, para discutir e aperfeiçoar a implantação do sistema estruturado de ensino. O encontro pedagógico desta semana teve a participação do secretário João Carlos Bacelar, que parabenizou o empenho do grupo pela melhoria na qualidade do ensino na rede.

Durante o encontro os supervisores trocaram experiências, apresentaram os avanços da implantação do programa e buscaram soluções para os desafios cotidianos apresentados em sala de aula. “Fiz questão de vir hoje para parabenizá-los pelo excelente trabalho que vocês estão realizando para que nossas crianças sejam alfabetizadas na idade certa. Estou muito feliz com os resultados e aproveito para dizer que esses dois anos à frente da secretaria têm sido os mais ricos para mim, porque estou comprovando diariamente que só a Educação salva, que este é o único meio de transformação e nós vamos transformar a vida das nossas crianças”, comemorou Bacelar.

“Tenho dez anos na rede municipal e nunca vi uma mobilização tão grande e importante como esta que acontece agora. Os alunos estão adorando o sistema, a rotina de trabalho, a mudança em sala de aula e tenho certeza que este é apenas o primeiro passo e que os resultados serão ainda melhores quando a construção do sistema estruturado da rede”, reforçou a professora Jaciara Gomes. “O mais importa neste momento é que os educadores da rede municipal estão debruçados sobre o problema crônico da rede que é a alfabetização, uma ferida que está aí, aberta, e precisamos curá-la”, completou Luciene Costa, coordenadora interina de Ensino e Apoio Pedagógico da SMED.

Durante o encontro, Bacelar anunciou que em junho também participará do encontro de supervisores da Operação Alfabetiza Salvador, desta vez do grupo que está trabalhando com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa, com data e local ainda a serem confirmados.

ALFABETIZA SALVADOR – A operação tem como metas desenvolver o educando para o exercício pleno da cidadania e das competências específicas para cada etapa de escolarização; garantir o apoio necessário para a alfabetização em caráter especial dos alunos dos demais anos de escolarização; e instrumentalizar os professores à revisão permanente de suas práticas.

A estratégia, que também prevê a alfabetização dos alunos não alfabetizados do 3º ao 5º ano, foi criada a partir da necessidade de corrigir a defasagem na aquisição dos conhecimentos básicos de leitura, escrita e matemática e oferecer alternativas para melhoria da qualidade da educação. Além disso, a operação tem a finalidade de preparar a rede para a construção de um sistema estruturado de ensino, capaz de elevar o nível de desempenho acadêmico dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Também serão realizadas avaliações externas bimestrais em língua portuguesa e matemática e os docentes que atuarem na operação receberão gratificação financeira até o término da ação, em dezembro deste ano.