Secretário quer diálogo e considera paralisação precipitada

20 de fev de 2013 - dev

O secretário municipal de Educação, João Carlos Bacelar, considerou precipitada e fora de qualquer contexto a paralisação de 48 horas decidida hoje (20/02) pela APLB/Sindicato, entidade que congrega os professores da rede municipal de ensino, logo no terceiro dia do ano letivo e em pleno processo de negociação entre a Prefeitura e os representantes da categoria. O secretário, não entende a reação dos professores contrária a ampliação em duas horas e meia/semanal (meia hora/dia) na carga horária dos alunos – sem alterar a jornada de trabalho – e a implantação do Sistema Estruturado de Ensino, que introduz uma nova metodologia em todas as escolas do município.

As duas medidas, anunciadas pela Prefeitura desde os primeiros dias da nova gestão, tem o caráter de elevar a qualidade do ensino oferecido aos 135 mil alunos da rede municipal, com o intuito de melhorar o aprendizado e o desempenho educacional dos estudantes.

“Não vamos recuar no nosso objetivo de oferecer um ensino de qualidade para nossas crianças, garantindo alfabetização logo no primeiro ano (aos seis anos de idade) e a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, bandeiras históricas dos próprios educadores. Esse é o desejo dos alunos, dos pais dos alunos e do prefeito ACM Neto. Todos os esforços da Prefeitura são no sentido de colocar o nível de ensino ministrado no município no mesmo patamar das melhores escolas da rede privada. Disso não vamos abrir mão e temos a certeza de que contamos com o apoio dos professores e da sociedade”, ressaltou o secretário.

A nova administração municipal tem se caracterizado pelo diálogo, pelo entendimento e pela busca incessante do consenso com a categoria dos professores e se pautado pela correção em tudo aquilo que é acordado, fruto de reivindicações do professorado. Não cabendo, portanto, uma posição de radicalização e intransigência num momento em que todos devem se unir para solucionar o grave problema do nosso baixo desempenho nos índices de avaliação educacional. Convocamos os professores a darem continuidade as suas atividades e a APLB/Sindicato a manter o diálogo aberto e construtivo com a Secretaria de Educação e a Prefeitura, de forma que nossos alunos não sejam prejudicados.