Secretário recebe Prêmio Personalidade Educacional 2006- Professora Amélia Rodrigues

27 de out de 2006 - dev

“Nada é mais inovador e inédito do que acreditar na educação pública, moldada por professores que têm como compromisso oferecer aos meninos e meninas de Salvador um ensino de qualidade capaz de ultrapassar os muros da escola”, afirma bastante emocionado, o secretário municipal da Educação e Cultura, Ney Campello, após receber dos seus pais o “Prêmio Personalidade Educacional 2006 – Professora Amélia Rodrigues”. A homenagem foi realizada, no dia 26 de outubro, no Palácio da Aclamação, na Avenida Sete de Setembro

Além do secretário, foram premiados o reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Naomar Almeida, e o diretor-geral do jornal A Tarde, Edvaldo Boaventura. Promovido pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Academia Baiana de Educação e Folha Dirigida, o prêmio, que leva o nome de “Prêmio Amélia Rodrigues” em homenagem a essa que foi um das maiores educadoras baianas, tem como objetivo homenagear aqueles que se destacaram no âmbito da educação e da cultura na Bahia.

“A criação deste prêmio é um reconhecimento ao trabalho dos educadores. É uma honra ser agraciado com este prêmio, principalmente por estar ao lado do mestre Edvaldo Boaventura e do cientista e reitor da UFBA, Naomar Almeida. Esta distinção é o coroamento da primeira etapa de uma revolução silenciosa na educação pública municipal comandada pelo prefeito João Henrique. É o reconhecimento a um trabalho de equipe dos funcionários da secretaria, professores, diretores e também à dedicação dos pais e alunos”, avaliou o secretário Ney Campello.

Para o diretor-geral do Jornal A Tarde, Edvaldo Boaventura, o prêmio rompe a injustiça e a falta de reconhecimento aos educadores da Bahia, que sempre se dedicaram ao crescimento educacional e cultural de um dos maiores estados da federação.

A comissão de apuração desta primeira edição do prêmio teve como membros o ex-governador e presidente da Academia Baiana de Educação, Roberto Santos, o vice-presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), José Jorge Randam, e o diretor da sucursal baiana da Folha Dirigida, Antônio Dias. O colégio eleitoral foi constituído por 600 participantes, dentre diretores, reitores, professores, sindicalistas, presidentes de associações e entidades, conselheiros educacionais e autoridades políticas atuantes na área educacional.

Ações na Educação – Desde o inicio da gestão, a SMEC tem promovido ações com o objetivo de oferecer aos estudantes uma educação pública de qualidade. São projetos, como de inclusão sócio-digital, que já ofereceu a três mil alunos e moradores das comunidades situadas próximo às escolas cursos gratuitos de informática. Até abril do próximo ano, o projeto irá beneficiar 7.540 mil pessoas. Já existem 146 laboratórios de informática nas escolas. No final de 2004, os 177.000 alunos da rede municipal de ensino contavam somente com 56 laboratórios de informática. Atualmente, todas as 364 escolas da rede municipal de ensino têm nas suas dependências computadores para serviços administrativos, conectados à internet. A tecnologia propiciou, em 2006, a adoção da Matrícula Informatizada Social, extinguindo as intermináveis filas na época das matrículas.

Outra ação de integração entre a escola e a comunidade é o Programa Escola Aberta, que completou um ano. Todos os finais de semana, 40 unidades da rede municipal de ensino abrem suas portas nos finais de semanas aos moradores dos bairros, oferecendo cultura, lazer, atividades esportivas e oficinas profissionalizantes. O programa é uma parceria entre o MEC, a UNESCO e a SMEC.

A prefeitura, através da Smec, também tem se dedicado a ampliação e reestruturação da rede física escolar. Em apenas um ano e oito meses, a atual gestão já inaugurou, reconstruiu ou reformou totalmente vinte escolas municipais.