Secretário recebeu Troféu do Mérito Municipalista

24 de maio de 2007 - dev

O secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, recebeu o Troféu do Mérito Municipalista, no dia 23 de maio, em Brasília (DF). O prêmio é oferecido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), em parceria com o Instituto Sangari, pelo trabalho desenvolvido na educação de Salvador. De acordo com os organizadores da homenagem, o troféu é um “reconhecimento aos relevantes serviços prestados à causa pública da educação”.

-Esta premiação deve ser estendida a todos os funcionários da Secretaria, que foram fundamentais nos êxitos, como o recorde nacional na alfabetização de jovens e adultos; a matrícula informatizada, que acabou com as filas; a instalação dos laboratórios de informática; a abertura das escolas às comunidades nos finais de semana; as inaugurações, reinaugurações e reforma completa de 30 escolas; o atendimento educacional às crianças hospitalizadas; o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira e a educação ambiental, dentre outras conquistas. Entretanto, ainda temos um longo caminho a percorrer rumo ao resgate nacional de uma educação pública de qualidade, frisou Ney Campello.

A homenagem integrou o II Seminário Internacional de Federalismo e Desenvolvimento, realizado no Hotel Lake Side (Brasília-DF), durante os dias 21 e 23 de maio, que teve como objetivo articular o relacionamento institucional entre cidades e organizações públicas e privadas focadas nos conceitos da democracia participativa; no desenvolvimento integrado e sustentável, com vistas ao fortalecimento dos pactos federativos; a ampliação do controle social das estruturas públicas e a sensibilização dos governos locais para adotarem ações centradas na melhoria do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e no fortalecimento da atuação da sociedade civil nos espaços públicos.

Foram discutidos os seguintes temas, dentre outros: os sistemas de promoção da transparência na gestão municipal; o impacto da globalização nos território; o desenvolvimento e a educação em ciência e tecnologia; a interiorização da violência; o sistema de organização dos municípios na América Latina e o programa do Ministério das Cidades para modernizar o setor de saneamento.

Um dos palestrantes foi o ex-presidente de Portugal, Mário Soares, que proferiu discurso sobre o desenvolvimento da democracia no século XXI.Participaram do evento, dentre outros, o ex- presidente da República, José Alencar; o ministro da Educação, Fernando Haddad; o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; Jorge Wertheim, diretor executivo da Rede de Informação Tecnológica Latino Americana.

Homenageados- O Troféu Mérito Municipalista foi entregue a 19 categorias. São elas Gestões de Merenda Escolar; Pública; Administrativa; de Educação; Ambiental e Saneamento Básico; de Saúde; de Turismo e Cultura; de Programas Sociais; de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente; de Governança Eletrônica e Regional; de Política Indígena; de Segurança Pública; de Integração Internacional; de Controle e Transparência; de Comunicação e de Tecnologia aplicada à Educação e Habitação.

O seminário foi organizado pela Associação Brasileira de Municípios, com o patrocínio da Petrobras e Instituto Sangari e apoio dos ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia e Cidades.