Secretário reclama de atraso na distribuição de livros do MEC

16 de maio de 2013 - dev

Cerca de 20 mil alunos da rede municipal de Salvador estão sem livros do Programa Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação (MEC). A Secretaria Municipal da Educação (SMED) solicitou ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) a complementação da reserva técnica, mas os alunos continuam sem material didático.

Segundo técnicos do MEC, a previsão é de que a complementação da reserva técnica da rede municipal de Salvador só seja realizada a partir do mês de junho. Enquanto isso, nas unidades que ainda não foram abastecidas, os alunos estão estudando com livros antigos e em outros casos, as escolas estão confeccionando módulos com recursos próprios para que haja o mínimo de prejuízo pedagógico para estes alunos.

“Salvador tem um compromisso com a alfabetização na idade certa e para o efetivo sucesso desse projeto, é necessário o livro didático do PNLD 2013 para estes alunos”, afirmou Bacelar. É importante destacar que em 2012 e 2013 a SMED realizou um número significativo de inaugurações de escolas e municipalizações e que estas unidades, assim como os alunos novos, serão atendidos com esta complementação da reserva técnica.

Além disso, o órgão tem recebido inúmeras queixas de gestores que não receberam o quantitativo de livros do PNLD 2013 que está descrito no link de distribuição do próprio site do FNDE.