Secretario visita núcleo que atende crianças com paralisia cerebral

26 de out de 2011 - dev

Na manhã desta quarta–feira (26), o secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar, visitou o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), em Santo Agostinho.

O grupo de teatro no NACPC, formado por crianças do Núcleo, sendo três da rede municipal de ensino, fez uma apresentação teatral com cânticos antigos. A apresentação foi resultado de um projeto que iniciou em junho, coordenado pela fonoaudióloga Giciane Reis. Participaram alunos das Municipais Cidade de Itabuna, Parque São Cristóvão e São Domingos Sávio.

Na ocasião, o secretário, muito sensibilizado, parabenizou a ação desenvolvida pelo Núcleo e garantiu a construção de uma nova sede da Escola Municipal Drº. Fernando Montanha Ponde, que funciona dentro do NACPC, acrescentando uma creche regular e específica.

O Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC) há 10 anos atua no processo de inclusão social e educacional da criança com paralisia cerebral, tornando-a o mais independente possível, melhorando sua relação com a família, qualificando esse vínculo para que se sintam mais preparados a participar na comunidade.

“Meu filho chegou aqui com 8 anos e com os movimentos todos comprometidos. Depois que começou a receber o atendimento, a sua vida mudou. Ele está com 20 anos, utiliza computador e é capoeirista. E em forma de agradecimento, faço questão de participar de todas as atividades”, declara Zélia Maria Gomes mãe do jovem Luiz David Gomes.

ATENDIMENTO – O NACPC atende 400 crianças e presta assistência às 421 escolas municipais de Salvador. A Secult, reforçando a luta pela inclusão, apóia a Escola Transitória do Núcleo, que garante às crianças e adolescentes com paralisia cerebral o acesso à educação, à socialização e ao desenvolvimento pleno da cidadania.

A Escola Municipal Drº. Fernando Montanha Ponde possui 135 crianças do grupo 4 ao 5º ano com paralisia cerebral e 14 mães do Segmento da Educação de Jovens e Adultos (Seja). No dia 10 de novembro o Núcleo realiza a 3ª etapa do curso de Avaliação da Perspectiva Inclusiva para os professores da Coordenadoria Regional da Educação (CRE) Liberdade. O curso será ministrado pela psicopedagoga Valdeci Meira.