Secult apresenta Auto de Natal no Parque Solar Boa Vista

16 de dez de 2009 - dev

A magia do natal invadiu o Parque Solar Boa Vista, em Brotas na tarde desta terça-feira (dia 15). Um espetáculo natalino composto por mais de cem estudantes da rede municipal de ensino marcou a apresentação do primeiro dia do Auto de Natal da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), ao lado da árvore de natal de 12 metros instalada no parque.

As apresentações de corais, fanfarras e peças teatrais, que também se apresentam nesta quarta-feira (16.12), a partir das 17 horas, contou com a presença do secretário Carlos Soares, servidores da Secult, atores mirins da rede municipal, atores baianos e professores, além dos convidados e da comunidade do entorno.

“Eu nunca vi, a não ser pela televisão, essas encenações de natal. Está muito bonita. O bom foi que pude trazer pela primeira vez a minha pequena”, disse Nara Juliana da Silva, moradora da comunidade, que segurava no colo a sua filha Maria Eduarda, de quatro meses.

O espetáculo faz parte das comemorações de encerramento do ano letivo de 2009 e, para dar mais vida à encenação, a cenografia e o figurino fazem parte do contexto nordestino. A representação do ciclo natalino também conta com a interação de personagens tipicamente folclóricos como a noite que desce, criando o cenário para a estrela anunciar o nascimento do menino Jesus, das pastoras e do boi, elementos da tradição cristã.

O secretário agradeceu a presença de todos os presentes e parabenizou os envolvidos. “Este momento é para celebrar a nossa cultura e prestigiar os nossos alunos, a comunidade e a todos os presentes. O coral, muito bem orientado pelo mestre, serve de incentivo para todos. Devemos, sempre, incentivar momentos como este que resgatam a solidariedade e cultua a paz”, afirmou Carlos Soares.

O contador de histórias Carlos Daitschman, convidado pela Editora Aymará para participar do evento, afirmou que era uma honra em se apresentar na antiga casa do poeta Castro Alves. “Cheguei e me deparei com este cenário rico em história e cultura. Me encantei muito com o que vi e o que ouvi” disse o contador, após recitar o conto narrando, de forma divertida, o nascimento do menino Jesus.