Secult celebra sucesso da campanha de combate ao xixi na rua

06 de out de 2010 - dev

A conscientização dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino em acabar com o hábito de urinar nos locais públicos de Salvador foi comprovada durante a premiação da tirinha vencedora do Projeto “Xixi na Rua ,Não!”, realizada na manhã desta quarta-feira (06), na Praça Castro Alves.

Cerca de 200 estudantes, professores e autoridades participaram da solenidade de divulgação do nome do vencedor do concurso, o aluno Terik Yves dos Santos Pedra, de 15 anos, que cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Allan Kardec. Participaram do concurso 18 escolas da rede municipal que atendem a estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

Além de ter seu trabalho vinculado em campanha publicitária da Prefeitura de Salvador a partir do dia 09 deste mês, o estudante recebeu das mãos do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Soares, um netbook, doado pela Daten Computadores, que certamente contribuirá para a ampliação do seu conhecimento.

“Para a construção da tirinha busquei inspiração no meu próprio bairro, quando vi a população urinando nas ruas. Estou muito contente com esta oportunidade e muito orgulho do meu trabalho, que com certeza é apenas o início de uma futura carreira profissional”, declarou emocionado.

Os estudantes que ficaram na 2ª e 3ª posição também serão premiados com MP4 e pen drives doados pela Login Informática. O secretário afirmou que o concurso, além de priorizar a conscientização e cidadania dos estudantes, também revelou grandes talentos que existem nas escolas públicas.

“Estou muito orgulhoso dos alunos e do corpo docente das escolas envolvidas no projeto por fazerem um lindo trabalho envolvendo arte e cultura com a composição de tirinhas, musicas e quadrinhos”, destacou.

Para a professora do aluno vencedor, Adriana Cristina Pereira, a oportunidade foi ímpar, visto que muitos estudantes se encontram em situação limitada de expor suas aptidões artísticas. “Foram dois meses trabalhando em sala de aula diversas questões sobre preservação ao patrimônio, abordando temáticas interligadas e o resultado surpreendeu até mesmo a nós, que acompanhamos todo processo”, disse.

Durante o evento, outras tirinhas produzidas pelos estudantes foram expostas para a população e a fanfarra da escola municipal Helena Magalhães garantiu a animação dos presentes. O aluno Michael Regis de Andrade, o MC Mike, 14 anos, lançou o rap do Xixi na rua, não!, de sua autoria e que reforça o combate ao ato.

Monumento restaurado – O evento também marcou a devoluç]ão da estátua do poeta Castro Alves, devidamente recuperada. Foram cerca de dois meses de trabalho e um investimento de R$ 36 mil na restauração do granito e do bronze que revestem o monumento e na restituição da mão de um escravo que faz parte da obra do escultor italiano Pasquale de Chirico.

O trabalho de recuperação foi iniciado em agosto e concluído no final de setembro, sob a orientação da Gerência de Sítios Históricos da Fundação Gregório de Matos (FGM).

A recuperação da iluminação cênica ficou a cargo da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), enquanto que as superintendências de Meio Ambiente (SMA) e de Conservação e Obras Públicas (Sucop) foras as responsáveis pelo novo paisagismo ao redor da estátua, um dos mais belos e conhecidos monumentos da capital baiana.