Secult comemora um ano do PESI

28 de jul de 2010 - dev

Na manhã desta quarta-feira (28), cerca de 100 pessoas, dentre elas o Secretário da Educação, Carlos Soares, gestores e coordenadores do Programa de Educação para Saúde Infantil (PESI) e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), estiveram reunidos no Anexo II da Secretaria Municipal da Educação (SECULT), Parque Solar Boa Vista, para comemorarem o aniversário do Programa PESI.

Após ter permanecido como um “projeto piloto” no ano de 2008 foi apenas no dia 14 de Julho de 2009 que o PESI começou a eternizar e oficializar suas ações em todos os CMEIs, atualmente atendendo nas 49 unidades de Educação Infantil da Rede Municipal. E foi assim, com muita satisfação, que foi realizado hoje, seu 1º aniversário.

A cerimônia reuniu em mesa para pronunciamento, o Secretário, os coordenadores Tatiana Chaves, Coordenadoria de Ações Sócioeducativas (CAS) e Programa PESI, Manoel Calazans, Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP), Adenildes Teles, Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Cajazeiras e a representante do CMEI Elieser Audiface, Tatiana Damião.

Todos os representantes em mesa agradeceram aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para que o PESI chegasse hoje aonde chegou. “Porque Educação se faz em conjunto. Todos devemos estar unidos para fazermos uma educação de maior qualidade, em todos os sentidos” afirmou Chaves.

Carlos Soares, disse que todos precisam refletir muito não só em implantar nas escolas os métodos pedagógicos de praxe, mas também pensar muito na importância de oferecer o cuidado de uma alimentação saudável e adequada. “É de suma importância para o desenvolvimento físico e psíquico de uma criança que estará em fase de crescimento” acrescentou.

Calazans, que desejou em seu discurso ao PESI vida longa, acrescentou que o programa é mais um filho da gestão do Secretário Soares. “Esta gestão, tem nos proporcionado fazer a promoção de uma educação que contemple projetos sociais, fazendo assim, uma educação com princípios institucionais” concluiu.

O Programa de Educação para Saúde Infantil, que foi criado pela Coordenadoria de Ações Sócioeducativas no ano de 2009, tem por objetivo estimular o desenvolvimento integral da criança para promoção do seu bem estar, envolvendo diversas áreas de saúde como nutrição, seu “carro chefe”, fisioterapia, odontologia, serviço social, pedagogia e psicologia.

O secretário que ao término dos discursos fez uma entrega simbólica de kit de primeiro socorros a Tatiana Damião, ainda, foi homenageado por mãe e aluno do CMEI Mosa Berbet. “É com muita satisfação e sensação de mais uma etapa cumprida, que convido a todos para saudarmos o PESI com os nossos parabéns” finalizou.