Secult debate educação em tempo integral

17 de set de 2012 - dev

Cerca de 500 gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino – que atuam nas 171 unidades escolares onde o Programa Mais Educação é oferecido – participaram, nesta segunda-feira (17), do 3º Seminário Municipal de Educação Integral. Com o tema “A educação integral diante dos desafios históricos, das políticas públicas e dos novos sujeitos”, o evento aconteceu no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula.

O encontro teve como finalidade promover a formação continuada dos professores e a articulação necessária entre entidades governamentais e não governamentais, universidades e representantes das escolas municipais. “O Mais Educação melhora a aprendizagem e o comportamento dos alunos, além de evitar a evasão escolar. Os pais vão trabalhar despreocupados, pois sabem que seus filhos estão sendo bem cuidados na escola o dia inteiro”, conta a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Campinas de Pirajá, Sandra Alves.

O seminário contou com duas palestras. “A Educação integral diante dos desafios históricos, das políticas públicas e dos novos sujeitos normais”, proferida pelo professor César Aparecido, da Unicamp, e “O Programa Mais Educação e sua gestão intersetorial para o fortalecimento da política pública de Educação Integral em Salvador”, ministrada pela professora Claudia Cristina, do Ministério da Educação (MEC).

Os alunos do Mais Educação, da Escola Municipal Metodista Suzana Wesley, na Boca do Rio, animaram os participantes com uma apresentação musical em homenagem a Luiz Gonzaga. A escola teve a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com 5.8. “Sabemos das dificuldades e dos benefícios que o programa vem trazendo. Precisamos abraçar a bandeira da educação em tempo integral para que os alunos tenham prazer em ficar na escola o dia todo”, explica a coordenadora de ensino e apoio pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), Gilmária Cunha.

Mais Educação

A Secult participa do programa desde 2008, atendendo mais de 25 mil alunos em tempo integral, com atividades nas áreas de arte, cultura, esporte, lazer, direitos humanos, inclusão digital, entre outros. Com o programa, a secretaria pretende elevar o Ideb; implantar a política pública de educação integral em jornada ampliada; construir e adequar os espaços físicos das escolas na perspectiva da educação integral; ampliar o quadro de pessoal técnico; e integrar a comunidade no contexto escolar.