Secult e Prefeitura da Filadélfia se unem pela educação pública

26 de nov de 2009 - dev

Está oficialmente garantida a parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e a Prefeitura da Filadélfia, nos Estados Unidos. Na tarde desta quinta-feira (dia 26), o secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, assinou um Memorando de Entendimento entre as cidades, que tem como objetivo fortalecer projetos de interesse dos alunos brasileiros e americanos.

As cidades possuem características extremamente parecidas. São centros urbanos que contam com população afrodescendente em sua maioria, além de terem sido oficializadas as primeiras capitais dos seus respectivos países. Agora a ligação entre elas ganhou ainda mais força e dinamismo. Serão desenvolvidos programas educacionais, culturais e esportivos, que vão mobilizar milhares de pessoas das duas capitais. A proposta é realizar intercâmbios estudantis e os soteropolitanos terão a oportunidade de vivenciar experiências em escolas dos Estados Unidos, assim como os americanos conhecerão a realidade brasileira.

O representante da Prefeitura da Filadélfia, Stanley Straughper, demonstrou toda a sua satisfação em firmar esse termo de cooperação técnica e não economizou em elogios à Secult pela responsabilidade que a sua gestão tem com os assuntos relacionados à cultura negra. “Certamente esta parceria vai trazer muitos benefícios para as nossas cidades”, declarou Stanley, que nesta sexta-feira (27) vai conhecer a Escola Municipal Eugênia Anna, unidade considerada referência pelas ações voltadas aos costumes africanos, localizada dentro do terreiro Ilê Axé Opô Afunjá, em São Gonçalo do Retiro.

O secretário Carlos Ribeiro Soares reforçou o seu compromisso à frente da Secult e garantiu que a sua equipe estará empenhada para a realização de seminários, oficinas e cursos de capacitação, que envolvam toda a comunidade estudantil da rede municipal. O titular da pasta da educação municipal também destacou a importância da lei 10639, que trata da obrigatoriedade da temática africana no currículo das escolas. “A nossa proposta é envolver desde os jovens aos idosos na luta pela igualdade racial”, declarou Soares.

Mesmo sendo tão recente, a parceria já vislumbra grandes ações na capital baiana, como o Fórum Internacional de Mulheres, que já está marcado para novembro de 2010. O encontro vai reunir lideranças do movimento negro dos Estados Unidos, Brasil e Nigéria e será organizado do Fundo Municipal de Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes – FIEMA, que vem promovendo atividades voltadas para as mães de alunos da rede municipal.

A iniciativa da Secult contou com a parceria da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador, liderada pelo chefe de gabinete do prefeito João Henrique Carneiro, Leonel Leal.